E a curva do Mirante faz outra vítima...

...

Nesta terça-feira,16 no final da tarde deve acontecer o enterro de Manuel Domingos da Silva, o "Mané", figura conhecida em Taquaruçú, filho da dona Maria, irmão do Geraldo, da Vani e da Adriana. Manuel é mais vítima da  curva fatídica, que é difícil e perigosa na subida e assustadora a qualquer hora do dia ou da noite na descida.

Há mais de três anos acompanho os acidentes nesta serra de Taquaruçú, na fatídica curva do Mirante. No primeiro ano de circulação do nosso jornal, Alô Galera, em Taquaruçú, em 2004 fizemos uma campanha de conscientização, chamando a atenção para o perigo daquela curva, e a necessidade de construir uma proteção.

Alguma coisa foi feita, com a construção de um talude e instalação de alguns postes de madeira. Estas providências ajudaram a conter a erosão mas os carros, caminhões e até ônibus continuaram a cair naquele mesmo lugar.É impossível apontar culpados pela morte de Manuel.

Ele acaba de somar seu nome ao de outra centena de vítimas que cairam alí e perderam a vida em consequência de acidentes. Mas é preciso que cada parte assuma sua responsabilidade nos fatos deste tipo que ocorrem com triste frequência.

Cabe às autoridades construir com urgência um muro de contenção, protegendo as pessoas, e colocando obstáculo naquela curva. O traçado da estrada, no entanto, vai continuar exigindo perícia dos motoristas, cuidado com a velocidade,e principalmente que os caminhões pesados e ônibus que façam este percursso estejam com a mecânica e freios perfeitos.

Todos somos, mesmo que indiretamente, responsáveis por mortes anunciadas em locais perigosos como a curva do Mirante do Taquaruçú. É preciso que cada um faça sua parte para que esta realidade mude. Hoje é dia de chorar a morte de Manuel, mas é dia também de pedir providências.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com.br

Comentários (0)