É falso o alerta sobre perda de aposentadoria para idosos que saírem às ruas

A fake news simula um comunicado da Previdência Social, mas a medida provisória 922/20, citada no texto falso não tem qualquer relação com medidas para combater a pandemia da Covid-19.

Crédito: Divulgação

Matéria publicada no Estadão nesta sexta-feira, 20, desmente a informação que circula em redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp, de que os idosos que desrespeitarem o isolamento social pelo novo coronavírus perderão suas aposentadorias.

 

A fake news simula um comunicado da Previdência Social, mas a medida provisória 922/20, citada no texto falso não tem qualquer relação com medidas para combater a pandemia da covid-19.

 

A corrente que tem se espalhado no WhatsApp afirma que cidadãos acima de 60 anos que estiverem nas ruas a partir desta sexta-feira, 20, terão a aposentadoria suspensa por tempo indeterminado.

 

O texto cita ainda uma multa de R$ 1.045 para os filhos e netos dos idosos que saírem de casa durante a quarentena.

 

A medida provisória 922/20 foi editada em 28 de fevereiro, e não 18 de março, e dispõe sobre a contratação emergencial de trabalhadores temporários e servidores aposentados. A medida foi elaborada para reduzir a fila de espera de benefícios atrasados no INSS.

 

 

 

Comentários (0)