Palmas, Tocantins -

Geral


Educação
179 visualizações

Educação: confira quatro aplicativos que ajudam na alfabetização das crianças

Se usada de maneira saudável, internet pode ser uma aliada no desenvolvimento infantil
- Atualizada em
Agência Educa Mais Brasil

No processo da alfabetização das crianças, os momentos lúdicos e dinâmicos fazem a diferença e deixam os pequenos ainda mais encantados com os novos aprendizados. Nessa fase da vida, também é comum que dispositivos tecnológicos, como celulares e tablets, briguem pela atenção trazendo prejuízos para a aprendizagem.

 

Na pandemia, com mais tempo em casa muitos pais tiveram que recorrer à tecnologia para não deixar o estudo dos filhos ainda mais prejudicados. Mas, mesmo longe das escolas, ainda é possível estimular o aprendizado dos pequenos estudantes fazendo uso de aplicativos, sem deixar que os celulares ou outros dispositivos sejam vilões.

 

Para a professora Mariana Gonçalves, 35, além de ser um instrumento de facilitação na vida das pessoas, a internet e a tecnologia podem auxiliar bastante no desenvolvimento educacional das crianças. “Com um ano e meio de salas de aula fechadas, é difícil manter a rotina de estudos que existia antes, porém, é possível orientar e estimular o aprendizado da forma que as crianças mais gostam, que é brincando. Existem jogos, aplicativos e meios pra que ao menos o básico da educação ainda seja repassado”, afirma a profissional.

 

Confira, abaixo, quatro dicas de aplicativos gratuitos com jogos educativos que auxiliam na alfabetização infantil, disponíveis para iOS e Android.

 

1 – Bini ABC

 

O aplicativo reúne uma série de jogos educativos com o objetivo de ensinar o alfabeto, que colaboram para que as crianças aprendam a reconhecer e escrever as letras. Indicados para crianças de 3 a 6 anos, os jogos do Bini ABC envolvem, por exemplo, estourar bolhas com a respectiva letra, montar palavras com letras variadas e associar cada uma delas com um significado através de quebra-cabeças.

 

2 – Ler e Contar

 

O Ler e Contar é um aplicativo gratuito indicado para crianças de oito anos de idade. No processo de alfabetização, a ferramenta irá auxiliar o pequeno a falar e escrever as letras, as sílabas simples, os números de zero a 100, as operações de soma e subtração, o alfabeto em Libras (Língua Brasileira de Sinais), o nome de animais, cores e instrumentos musicais.

 

3 – ABC Dino

 

O aplicativo ABC Dino utiliza jogos e brincadeiras educativas para reforçar o processo de aprendizado, indicado para crianças entre três a sete anos. A ferramenta cria uma jornada de aventuras onde o mascote Finn enfrenta batalhas contra ogros. Em cada nível diferente, são disponibilizados exercícios para uma etapa específica do aprendizado, como conhecer as vogais ou praticar a escrita de cada letra. Existe também uma área própria de quebra-cabeças para quem quiser acessar os exercícios sem seguir a progressão dos níveis.

 

4 – Graphogame

 

O GraphoGame é um jogo educacional especialmente eficaz para crianças de quatro a nove anos que estão aprendendo as relações entre letras e sons. A ferramenta ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro. Uma vez instalado, o jogo funciona sem precisar de conexão com a internet.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil