Palmas, Tocantins -

Geral


285 visualizações

Eleitores irritados andam de ônibus coletivo

...
- Atualizada em

"Eu vou votar em quem for resolver esse problema dos coletivos". A frase partiu de uma senhora magra, de meia idade, ontem a noite numa reunião com moradores das Arnes. Ela reflete um sentimento popular muito forte que eu tenho certeza de que já apareceu nas pesquisas qualitativas de Palmas, independente do candidato.

A mudança promovida pela prefeitura Municipal, acabando com o Terminal, e criando uma espécie de "metrô de superfície", desagradou usuários de norte a sul da cidade. Os exemplos negativos são inúmeros. E positivos, se conta nos dedos de uma só mão.

A grande verdade é que ficou mais difícil andar de ônibus na cidade, ficou mais lento, e mais trabalhoso. Ninguém gosta disso. Andar de ônibus, como diz a linguagem comum, é sempre se submeter a horários que nem sempre são os nossos, a superlotações em horários de pico, a desconforto e tudo mais.

Por outro lado é mais barato, e se fosse um serviço de boa qualidade, faria com que os carros ficassem guardados em casa, para os finais de semana, poluindo menos o ambiente. O que eu tenho escutado em toda parte é que esta foi a pior marca da gestão de Raul Filho na prefeitura.

E se ninguém está satisfeito, nem usuários, nem empresários, é por que alguma coisa está muito errada. Muita gente simples prefere ter de volta o antigo sistema. Sem falar nos comerciantes da rodoviária e do finado rodoshopping, que viram seu movimento cair, e até acabar em alguns casos.O que pra mim está claro em um mês de campanha, é que o usuário do transporte urbano da capital está irritado, e com razão.

Pior que isto, são eleitores irritados, andando de ônibus todos os dias. Este eleitor, quer saber claramente dos candidatos, de que forma pretendem resolver esse problemão de Palmas.

Quem se habilita?

roberta@blogdatum.com