Em Londres artista protesta contra a morte de brasileiro neste sábado

...

Sônia Pugas , especial para o Blog da Tum

Londres - Está marcada para a tarde deste sabado, 29, na estação de metrô de Stockwell, no Sul de Londres,  uma manifestacao pacífica contra a apatia popular pela morte de Jean Charles de Menezes, morto há 3 anos e quatro meses pela Polícia Britânica.

A encenação será realizada pelo polêmico artista performático Mark McGowan que adora provocar a sociedade com idéias criativas, mirabolantes, e comoventes, tendo como pano de fundo, chamar  a atenção das pessoas para assuntos mais sérios. As informações são da BBC Brasil.

Mark McGowan afirma que sua encenação da morte do brasileiro será muito "sutil". "Basicamente,  alguém vai andar no meio da multidão, com uma caixa de papelão cobrindo o rosto, com a foto de Jean Charles", diz. "E teremos outras pessoas, os 'nove policiais', com caixas de papelão (cobrindo o rosto) também". "Tudo será muito silencioso e solene. É tudo muito simbólico", acrescenta. "Não quero mostrar o horror do que aconteceu naquele momento, quero mostrar a quietude. Vai ser comovente", diz McGowan.

No ano passado, o artista realizou um protesto contra os supostos maus-tratos da família real britânica contra animais, comendo carne de um cão da raça welsh corgi pembroke, a favorita da rainha Elizabeth II. 

Memória

Jean Charles de Menezes foi morto com sete tiros na cabeça dentro de um vagão de metrô na estação de Stockwell, no sul de Londres, em 22 de julho de 2005.  Ele havia sido perseguido desde sua casa, em Tulse Hill, após ser confundido com o militante islâmico Osman Hussein, que teria planejado ataques contra a rede de transportes de Londres no dia anterior.   A empresa responsável pelo transporte público de Londres, a Transport for London, não pretende permitir que o artista e os participantes da encenação cheguem até a plataforma da estação de Stockwell.   "Simplesmente não podemos deixar que ele prossiga (com a performance)", disse um porta-voz da empresa  de transporte de Londres ao jornal britânico "The Independent".   McGowan, por sua vez, afirma apenas que "vai tentar". "Não dá para prever, não sei se vai ser possível  (chegar até a plataforma do metrô)", diz o artista que ganhou o apoio do "Movimento Justiça por Jean", amigos e parentes. Agora e esperar para ver a mais uma polêmica que envolve tanto o artista quanto o caso Jean Charles de Menezes.   

Comentários (0)