Enem 2019: faltam nove dias para o resultado da prova

Para os “treineiros”, os resultados serão em março

Crédito: Divulgação

A partir do dia 17 de janeiro os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 poderão conferir os resultados da prova. Para os “treineiros”, aqueles inscritos mas que ainda não concluíram o ensino médio, as notas estarão disponíveis em março, bem como o espelho da redação. 

 

Na página do Participante, através do portal do Inep e no aplicativo do Enem, os alunos poderão consultar as notas individuais. Após, os participantes irão pleitear as vagas nas instituições de educação superior através dos seguintes programas governamentais: 

 

Sisu: o sistema de seleção unificada (Sisu) pode ser pleiteado pelo participante do Enem 2019 que obteve nota na redação diferente de zero. 

 

ProUni: diferente do anterior, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é um benefício concedido por meio de descontos ou isenção das mensalidades nas universidades privadas, de acordo com a nota obtida pelo estudante.

 

Fies: o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

 

Enem digital 

 

Essa nova modalidade do Enem será implementada gradativamente em 2020, sendo consolidada em 2026, quando as provas não serão mais impressas. As primeiras aplicações digitais serão opcionais para 50 mil inscritos. Até lá, os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

 

Comentários (0)