Enem 2020: Inep anuncia prorrogação do vencimento dos boletos de inscrição

Cerca de 300 mil inscritos ainda não pagaram o boleto.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciou a prorrogação do prazo para pagamentos da taxa de inscrição. Com a medida, candidatos que perderam a data para pagamento de boleto terão um novo prazo para realizar o procedimento.

 

A partir desta quarta (3,) um novo boleto com vencimento em 10 de junho será liberado na Página do Participante. A data anterior foi até o dia 28 de maio.

 

Os boletos gerados na última semana perderam a validade e, por isso, devem ser descartados. A ampliação do prazo de pagamento, segundo o Inep, integra mais uma decisão da instituição em meio a pandemia do coronavírus, que tem imposto mudanças no calendário da prova.

 

O boleto no valor de R$ 85 pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. De acordo com o Inep, há ainda cerca de 300 mil inscritos que não efetuaram o pagamento do boleto para confirmar a inscrição do Enem 2020. Outras 5,7 milhões de inscrições já estão confirmadas.

 

Após pressão popular para o adiamento do Enem 2020, ainda não há uma data definida para a aplicação da avaliação. A última decisão do Ministério da Educação é de que a prova será aplicada entre 30 a 60 dias das datas inicialmente previstas em edital. A definição, no entanto, passará por consulta aos inscritos no final de junho. 

 

O Enem é a principal porta de entrada para cursos do ensino superior, através de seleção própria de universidades e faculdades ou por meio de programas do governo federal como Sisu e Prouni.

Comentários (0)