Enem 2020: inscrições para o exame iniciam nesta segunda-feira, 11

Participantes devem optar pela versão digital ou impressa no ato da inscrição.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão abertas. Os estudantes têm a partir de hoje (11) até o próximo dia 22 para realizar a inscrição, através da página do participante no site do Inep. A grande novidade deste ano é a prova digital. Os participantes devem optar pela versão impressa ou digital no ato da inscrição. O estudante que optar por fazer a modalidade impressa da prova não poderá se inscrever na versão digital, após concluir esse processo, não há possibilidade de alteração.

 

A prova tradicional tem aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro e, digital, para os dias 22 e 29 de novembro. A estrutura das duas provas será a mesma. No momento da inscrição, o participante deve escolher uma opção de língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol.

 

Os estudantes que não conseguiram obter isenção da taxa de inscrição, porque não se enquadram nos critérios que garantem a gratuidade, têm até o dia 28 de maio para pagar o valor da taxa de inscrição que é de R$ 85.

 

Além da versão digital do exame, este ano o Enem apresenta outra novidade, que é a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição. A imagem vai ser utilizada para auxiliar na identificação durante a aplicação da prova.

 

Isenção do Enem

 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os estudantes que se enquadrarem nos critérios incluídos nos editais publicados, mesmo sem ter conseguido fazer o pedido de isenção durante o período estipulado, terão a gratuidade garantida. O regulamento é válido para os alunos que optarem para as duas modalidades do exame, inclusive, para os isentos em 2019 que faltaram os dois dias de prova e não conseguiram justificar ausência.

 

Sendo assim, para o Enem 2020, estarão isentos os candidatos que:

 

  • Estão cursando a última série do ensino médio este ano, independentemente da modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; 

 

  • Tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

 

  • Declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, porque fazem parte de família de baixa renda e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

Todas as informações a respeito do Exame, consulta sobre os resultados de pedidos de recurso para taxa de inscrição e outras questões, estão disponíveis no site do Enem, na Página do Participante ou no aplicativo.

Comentários (0)