Enem 2021: pagamento do boleto pode ser feito até 19 de julho

GRU deve ser baixada na Página do Participante

Crédito: Agência Educa Mais Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terminaram ontem, 14. Agora, o candidato que não conseguiu isenção da taxa de inscrição precisa pagar o boleto no valor de R$ 85 até o dia 19 de julho para ter a sua inscrição confirmada. As provas, tanto para a versão digital quanto para a impressa, serão aplicadas dias 21 e 28 de novembro.

 

A Guia de Recolhimento da União (GRU), também chamado de boleto do Enem, é gerada de forma automática pelo sistema ao finalizar a inscrição. O participante deve baixar o documento e fazer o pagamento até a data estabelecida, em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

 

Caso necessário, o candidato pode realizar a 2ª via do boleto. Para fazer a reimpressão é preciso acessar a Página do Participante e gerar novamente a GRU Cobrança. A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa de inscrição.

 

Lembrando que para entrar na Página do Participante é preciso um login único de acesso aos serviços digitais do governo federal, no portal Gov.br

 

O cadastro no Gov.br pode ser realizado por meio do endereço acesso.gov.br, basta informar o número do CPF e confirmar os dados pessoais. Para ativar a conta, será enviado um código para o e-mail ou telefone celular, que deverá ser inserido no formulário. Após disso, o usuário poderá criar a senha de acesso e finalizar o cadastro.

 

O Enem é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado da avaliação é possível pleitear o ingresso em cursos de graduação oferecidos por instituições públicas e privadas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Além disso, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota do exame para acesso aos seus cursos.

 

Cronograma Enem 2021

 

Inscrições: 30 de junho a 14 de julho

Pagamento da inscrição: até 19 de julho

Pedido de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho

Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho

Provas: 21 e 28 de novembro

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários (0)