Enem 2022 foi confirmado para novembro

Considerado o maior vestibular do país, com o Enem é possível ingressar no ensino superior

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 vai ser realizado nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com confirmação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21). O ministro da Educação Milton Ribeiro já tinha adiantado a informação em suas redes sociais na noite de ontem (20).


O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos ( Prouni ).  


Além das datas do Enem 2022, o Inep também informa na mesma portaria as datas de realização de outras avaliações do governo federal para 2022, como: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).


Abaixo, confira a data dos exames:


*Revalida 1ª Etapa - 1ª Edição: 6 de março


*Revalida 2ª Etapa - 1ª Edição: 25 e 26 de junho


*Revalida 1ª Etapa - 2ª Edição: 7 de agosto


*Enade: 27 de novembro


*Revalida 2ª Etapa - 2ª Edição: 3 e 4 de dezembro


*Encceja: 28 de agosto


*Encceja exterior: 18 de setembro


*Encceja exterior PPL (pessoas privadas de liberdade): 19 a 30 de setembro


*Encceja PPL: 11 e 12 de outubro

 

* Enem PPL: 13 e 14 de dezembro


Fies, Prouni e Sisu


Também nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) liberou o cronograma de inscrições dos principais programas de entrada em faculdades e universidades públicas e privadas brasileiras para quem participou do Enem 2021.


O processo seletivo do Sisu inicia em 15 de fevereiro e finaliza no dia 18 do mesmo mês. Em seguida começam as inscrições para o Prouni, entre 22 e 25 de fevereiro. No mês seguinte, será possível se inscrever para o Fies, de 8 a 11 de março.


Nesse ano, haverá ampliação na oferta de vagas disponibilizadas para o ensino superior. Para o Fies, 110.925 vagas serão disponibilizadas, enquanto as oportunidades oferecidas pelo Sisu e Prouni ainda serão divulgadas.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários (0)