Estudantes estão na expectativa pelo início das inscrições do Sisu

Programa utiliza notas do Enem obtidas pelos candidatos; processo seletivo começa em fevereiro

Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Após divulgação dos cronogramas oficiais para os principais programas estudantis do governo – Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade Para Todos (Prouni)–, os estudantes já demonstram expectativas para conseguir uma vaga. Todos os programas usam as notas obtidas pelos estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Entre os processos seletivos, o Sisu é o primeiro programa que receberá candidaturas. As inscrições iniciam em 15 de fevereiro e finalizam no dia 18 do mesmo mês. Em seguida começam as inscrições para o Prouni, entre 22 e 25 de fevereiro. No mês seguinte, será possível se inscrever para o Fies, de 8 a 11 de março.

 

A estudante Beatriz Santos, de 18 anos, fez o Enem pela primeira vez em 2019, para conhecer a prova e testar seus conhecimentos. Dessa vez, ela pretende usar o seu desempenho para tentar uma vaga no curso de Jornalismo. “Estou super ansiosa para o resultado do Enem e mais nervosa ainda para as inscrições do Sisu”, relata.

 

Também esperando pela abertura das inscrições do Sisu, o estudante Arthur Moura, de 18 anos, fez o Enem pela terceira vez - as outras foram como “treineiro”. Agora, o jovem quer usar a nota do exame para tentar uma vaga no curso de Medicina pelo Sisu. “Minha expectativa está a todo vapor. Estou muito nervoso pelo resultado”, diz.

 

Conheça os programas estudantis

 

Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o processo que possibilita que estudantes ingressem em universidade pública com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa seletiva, os candidatos são contemplados em ordem classificatória de acordo com a nota no exame.

 

Cronograma do Sisu:

 

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro

 

Resultado: 22 de fevereiro

 

Matrícula: 23 a 28 de fevereiro

 

Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro

 

Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior.

 

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

 

Além do critério da renda, para participar o candidato não pode ter diploma de curso superior e precisa ter obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas do Enem e não pode ter tirado zero na redação.

 

Cronograma do Prouni:

 

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

 

Resultado dos pré-selecionados:

 

1ª chamada - 2 de março

 

2ª chamada – 21 de março

 

Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas. É dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

 

Para participar do processo seletivo é preciso ter a nota do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação.

 

O programa leva em consideração a renda familiar. Para participar desse processo o candidato precisa possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual a superior a um salário-mínimo ou até 3 salários-mínimos.

 

O bolsista parcial do Prouni poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no edital. Assim como o Prouni, o Fies é realizado em chamadas no primeiro e segundo semestre e também possui lista de espera.

 

Cronograma do Fies:

 

Inscrições: 8 a 11 de março

 

Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março

 

Complementação da inscrição:

 

16 a 18 de março (para pré-selecionados na chamada única)

 

16 de março a 28 de abril (de pré-selecionados por meio da lista de espera).

 

Bolsas de estudo para faculdade

 

Quem não conseguir ser contemplado com uma das vagas dos programas estudantis pode continuar com o sonho de estudar, através de bolsas de estudo disponibilizadas por programas de inclusão educacional de iniciativas privadas, como o Educa Mais Brasil. O programa oferece bolsas para todas as modalidades de ensino, incluindo graduação, com até 70% de desconto para cursos presenciais e a distância, em parceria com milhaes de instituições de ensino de todo o país. As inscrições podem ser feitas ao longo de todo o ano e não precisa de nota do Enem ou comprovante de renda. Por não se tratar de financiamento e, sim, de bolsa de estudo, após o término do curso não é preciso pagar nada.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Comentários (0)