Evandro: "Qualquer candidato do DEM perderia as eleições"

...

Uma semana após as eleições, o vereador Evandro Gomes(PMDB), que foi candidato a vice-prefeito na chapa da Aliança da Vitória descansava no Hotel Fazenda Encantada, na manhã do domingo, dia 12. Após a derrota nas urnas para o PT, Evandrinho,como é conhecido,avaliou o processo político que culminou no resultado negativo para o seu grupo político nas urnas, e fez projeções futuras sobre 2010. "A derrota de Nilmar foi a derrota do DEM, foi uma prévia de 2010, foi a derrota da senadora Kátia Abreu. Qualquer candidato do DEM, na mesma conjuntura, perderia as eleições em Palmas". Acompanhe a entrevista exclusiva ao Blog da Tum.

Evandro, por que a Aliança da Vitória foi derrotada nas urnas nestas eleições? Na sua avaliação o que aconteceu?Evandro - Os políticos do Estado estavam enxergando muito mais 2010 do que propriamente estas eleições. Quando ficou claro que a vitória da Nilmar seria a vitória da senadora Kátia Abreu, eles migraram para grupos políticos contrários ao nosso.A campanha se faz com políticos. Lógico que as lideranças são importantes, mas com os políticos vão seus grupos seus partidos, e nosso grupo foi se esvaziando...no final sobramos nós e o governador.

Mas as pesquisas qualitativas não indicaram que isto poderia acontecer?

Evandro - No começo, fizemos uma pesquisa Ibope, quantitativa e outra qualitativa, e isso não foi detectado.Há também um fator. É a quarta vez que eu voto na Nilmar, mas a história política dela, é diferente da história do governador Marcelo Miranda e do ex-governador Siqueira Campos. Eu vejo que os dois cresceram conquistando. A Nilmar foi imposta, desde a sua primeira candidatura a deputada federal, depois à prefeita pela primeira vez. Quando ela foi eleita pela segunda vez deputada federal, já foi o voto do protesto, o voto do arrependimento. Ela e o Marcelo Lélis foram eleitos a federal e a estadual pelo Raul, pela rejeição ao Raul.Com exceção desta vez, e da candidatura em 2006, ela tem este perfil.

Mas esta rejeição, que aparecia há três meses, não foi suficiente para derrotar o prefeito. Por que?

Evandro - Por causa de 2010. Os interesses dos políticos do estado que migraram do nosso grupo para grupos contrários,o efeito Lula no processo eleitoral, somados foram maiores que a rejeição que havia.Naquele quadro inicial, imaginávamos que o grupo estivesse coeso. Perdemos o PDT, parte do PMDB, políticos importantes, o vice-governador do Estado...

No fim, 21%, diante deste quadro é pouco?

Evandro - É pouco. É muito pouco.

Na sua opinião, alguma coisa poderia ser feita para mudar este quadro?

Evandro - Acho que talvez o que mudaria o quadro seria uma decisão, por parte do governador, mais cedo. Se a escolha  do candidato tivesse ocorrido um mês antes, talvez o Raul nem fosse candidato. Uma decisão mais cedo, dialogando com os partidos, evitaria algumas situações que ocorreram.

Talvez se fosse outro o candidato o resultado seria diferente?

Evandro - Qualquer candidato do DEM seria massacrado.Se fosse do PMDB, ou de qualquer um dos partidos aliados, a história teria sido diferente. Mas estou convicto de que qualquer candidato do DEM perderia a eleição.

Na sua opinião, além da escolha de Nilmar, naquele momento, o que mais não deu certo, e contribuiu para este resultado final?

Evandro - O marketing não deu certo. O marketeiro errou muito. Ele não conhecia a candidata e nem a realidade de Palmas. Mas ele não foi imposto. Nilmar teve a liberdade de escolher outra pessoa.O candidato para ele era o governo, e não a Nilmar. Eu não falo por vaidade, até por que quem me conhece sabe que eu não sou vaidoso, mas eu não fui exploradoem momento algum como candidato a vice. Nem no vídeo, nem no material gráfico.Esta pergunta eu fiz pra ele, e não tive resposta.

E agora, que futuro você prevê para 2010?

Evandro -  Diz o ditado que antes cedo do que tarde. Este cenário serve para avaliação, e tenho certeza de que o  governador é jovem, tem um futuro pela frente, e vai saber avaliar e construir alternativas. Sei que ele foi leal ao grupo que o apoiou em 2006,e cumpriu sua palavra em apoiar quem estivesse melhor nas pesquisas. Assim como sei que a tendência é que seu grupo político se fortaleça, por que Marcelo Miranda é leal aos seus companheiros.

Qual a sua espectativa para a relação entre governo e município de agora pra frente?

Evandro - Em política não existe porta fechada. Há tempo de se construir. Espero que a nova gestão do prefeito reeleito seja positiva para a cidade. Fico torcendo pra isto. De minha parte, eu estarei nos palanques em 2010, seja como candidato, seja para ajudar os companheiros, mas estarei lá.

 

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)