Exigências do mercado de trabalho por qualificação aumentam busca pela Licenciatura

O país registra 1,4 milhão de professores licenciados para a rede de educação fundamental

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Atualmente, no Brasil, cerca de 2,4% dos jovens de 15 anos demonstram interesse em seguir a área acadêmica, confrontando a década passada, em que 7,5%, desse mesmo público manifestavam interesse, segundo dados do relatório “Políticas Eficientes para Professores”. Os motivos que afastam o interesse são diversos como a desvalorização da carreira pedagógica e o baixo salário. No entanto, fatores como exigência da Licenciatura para concursos públicos e a necessidade da formação de professores com didática e práticas de ensino contribuíram para que fosse registrado um aumento no número de professores com Licenciatura no país.

 

Embora as condições de trabalho do professor, atualmente, sejam um limitador, o Brasil tem 1,4 milhão de professores lecionando nas salas de aula do ensino fundamental, de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

Nesse contexto, tem-se percebido um aumento na formação de professores do primeiro ao nono ano da Educação Básica que possuem ensino superior completo com Licenciatura. Esses profissionais representam 83, 2% dos docentes lecionando na área.

 

O Censo Escolar identificou, também, que 5,2% de professores dos anos iniciais têm nível médio ou inferior. Ainda assim, a formação dos educadores para esta fase do ensino tem melhorado, é o que mostra o percentual de professores com Licenciatura, que aumentou 2,3 pontos percentuais, quando comparado com o ano de 2018.

 

Exigência

 

Uma avaliação que justifica o aumento do número de professores licenciados está relacionada à exigência da Licenciatura por parte do governo e, consequentemente, das escolas. É também por meio dela que o professor é habilitado para concorrer às vagas para professor por meio de concursos públicos.

 

A Licenciatura, diferentemente do bacharelado, habilita o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, nos ensinos Fundamental e Médio. São cursos superiores de graduação que formam profissionais Licenciados em Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia, por exemplo.

 

Aperfeiçoamento

 

Além disso, o aumento de professores licenciados também está associado à necessidade de aperfeiçoar o exercício da profissão.

 

A vontade de lecionar e a vocação para desenvolver a atividade levam muitas pessoas a buscarem a Licenciatura para aprender as práticas de ensino.

 

Embora muitos profissionais entrem no curso conhecendo seu talento para a atividade, também existe quem só descubra o gosto pela profissão na faculdade. Este é o caso da Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maiane Leite, que entrou no curso inspirada em dois professores e se encontrou na profissão algum tempo depois.

 

“Eu nunca pensei em ser professora, mas quando entrei no curso gostei muito. A gente começa a ver que Letras não é só estar em sala. Eu aprendi muito com a Licenciatura, coisa que o bacharelado não permite. Quem faz bacharelado não pode ser professor, então quem quer lecionar o caminho é ir para a Licenciatura”, pontua a profissional.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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