Feira Tecnológica Unitec tem projetos inovadores na 7ª SictegON

Concurso apresenta desde protótipos a produtos de escala comercial.

Crédito: Divulgação

A Feira Tecnológica Universidade – Empresa (Unitec) é uma das atividades que compõem a Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). O evento visa estimular a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico, além de facilitar parcerias. Esses objetivos são alcançados a partir da exposição dos mais variados projetos ligados à inovação científica e tecnológica.

 

“A Unitec possibilita ainda a identificação de talentos, a captação de currículos e avaliação dos projetos, produtos e serviços inovadores que surgem das Instituições do Tocantins. É um espaço favorável ao compartilhamento de ideias e experiências, ampliação do networking, inclusive de geração de oportunidades no mercado de trabalho”, explica a representante da Comissão Organizadora da Feira, Cláudia Cristina Auler.

 

Este ano, estão inscritas 45 tecnologias, submetidas por meio das instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Universidade do Tocantins (Unitins).

 

De todas as tecnologias, 19 delas estão inscritas também no primeiro concurso de Pitch da Unitec. O Pitch trata-se de um vídeo curto, produzido pelos participantes, em que eles devem sintetizar a ideia da tecnologia exposta. Posteriormente, os vídeos irão passar por avaliação de uma banca examinadora. Os ganhadores, do primeiro ao terceiro lugar, serão anunciados na cerimônia de encerramento da Sicteg e receberão premiações, sendo elas:

 

1° lugar: Visita técnica à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em Florianópolis - SC (cobertura do custo de passagem aérea; ajuda de custo de R$200,00 por dia de visita);

 

2° lugar: Visita técnica ao Porto Digital em Recife - PE (cobertura do custo de passagem aérea; ajuda de custo de R$200,00 por dia de visita);

 

3° lugar: 01 inscrição no seminário Empretec, realizado pelo Sebrae.

               

A exposição pode ser acessada no espaço Academia, na plataforma da Sicteg, no estande da IV Unitec ou diretamente pelo link.

 

SictegON

 

Evento que teve a primeira edição em 2018, a Unitec é organizada pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Universidades e Instituições de Pesquisa do Tocantins IFTO, UFT, UFNT, Unitins, Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica) e Universidade de Gurupi (UnirG), em parceria com o Sebrae/TO.  Em 2021, a Embrapa Pesca e Aquicultura também passou a fazer parte das instituições parceiras.

 

A Sicteg, que teve início dia 20 e encerra nesta sexta-feira (22), é um evento gratuito coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal e Estadual, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.

 

A diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, enfatiza a relevância da Semana Integrada, não apenas a nível regional. “Todos aqui sonharam juntos com esse grande evento e o Sebrae também. Eu não tenho dúvidas de que a Sicteg On é uma referência para o país. O conhecimento produzido aqui pode ser transformado em uma ferramenta de riqueza”, destacou.

 

Toda a comunidade gurupiense e regional ainda pode se inscrever e participar da programação, por meio do link. O tema da 7ª Semana Integrada é "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta" e conta com exposições, palestras e mesas redondas é voltada de alguma forma a essa temática, dentro das mais diversas áreas acadêmicas e profissionais.

Comentários (0)