Fim de semana ao molho de tartaruga

...

Chegamos bem no início do mês. Fortaleza- Salvador, Salvador-Brasília, Brasília-Palmas. Adeus Ceará. Foi maravilhoso. Uma das nossas melhores férias. Nunca vimos  areia tão branca, bem de acordo com o nome da praia: Morro Branco, setenta quilômetros de Fortaleza. Água morna,  sol sem  qualquer ameaça de chuva, e muito, muito forró. Ficamos numa pousada, literalmente na praia. Costas da Paz. Dois argentinos aventureiros, proprietários da pousada, fizeram a diferença.

 Tratamento Vip. Vinhos e drinks argentinos, um fila e um pastor alemão e a paixão pelo futebol  marcaram nossos  15 dias de férias.Ainda faltava uma semana para o final das férias. Não dava para viagens longas, mesmo por que, contribuímos com todas as nossas economias para o crescimento do PIB do Ceará.

Enfim, um convite para um final de semana. Era a oportunidade de fecharmos com chave de ouro: Fazenda Praia Alta, Lagoa da Confusão, bem aqui no Tocantins. O proprietário, Elói Bernadoni,  transformou um lugar antes reservado apenas à família, num retiro de descanso e tranqüilidade.

E é ai que entram as tartarugas. A fazenda possui um enorme criatório de tartarugas, totalmente legalizado pelos órgãos de proteção ambiental. Fomos maravilhosamente bem recebidos. Um lugar agradabilíssimo. Uma piscina com bem ao lado do rio Formoso completava o ambiente. Uma caipirinha feita pelo proprietário, peixinhos fritos de tira-gosto. Aliás, neste caso, o que deu o charme, é que nós mesmos pescamos o tal tira-gosto.

Ainda estávamos na expectativa das tais tartarugas. Hora do Jantar. Uma panelada na enorme mesa ao lado do fogão à lenha. Delicioso. A “tartarugada” l nos fez ir dormir às 20:00. Era muita tranqüilidade, muito silêncio e muita comida para um dia só.

Acordamos com as galinhas. Uma vara de pescar nos aguardava. Descemos uma escada já com o repelente nas mãos. Faz parte, afinal, onde já se viu rio sem mosquitinhos? Mal jogamos a isca e observamos que tínhamos companhia. Dois jacarés enormes aguardavam obedientes ao lado, pelas sobras dos nossos pescados.  Já eram antigos conhecidos, até mesmo batizados: João e Frederico.  Não demorou muito para puxar a linha...um, dois, três, vinte...pacus e piaus. Mais uma rodada de peixinhos fritos garantida.

E assim foi. Entre piaus, jacarés e tartarugas, terminamos nossas férias. Agora sim, prontos para mais um ano. E já prometemos. Aproveitaremos os finais de semana e feriados prolongados (que vão ter muitos) para conhecermos mais o Tocantins. Não desperdiçaremos um minuto sequer, afinal, aqui bem pertinho de nós existem lugares maravilhosos, que na maioria das vezes só temos chance de conhecer por artigos ou crônicas publicadas.

Depois dessa, quem sabe a gente não se encontra por ai heim?

Comentários (0)