Ibope Terra mostra Raul 35% e Marcelo 35%

...

Há algo de podre no reino das pesquisas encomendadas no Tocantins. Não gosto de questionar números. Principalmente dos grandes institutos nacionais, que vivem disto. Mesmo com a consciência de que em toda eleição há pesquisas direcionadas, cujos números ao final vão se aproximando da realidade para que não haja tanta discrepância entre a última pesquisa e o número das urnas.

No Tocantins institutos de renome já erraram feio. E é normal que um mesmo instituto de pesquisa apresente resultados diferentes dependendo de quem contrata e paga a pesquisa. Simplesmente por que quem paga determinaa área pesquisada. É fácil influenciar um resultado mandando pesquisar as quadras em que um determinado candidato está melhor que seus adversários.

Fiz estas reflexões iniciais para registrar meu estranhamento ao me deparar com o resultado publicado no site Terra/Eleições para a pesquisa Ibope/TV Anhanguera realizada em Palmas entre os dias 3 e 4 de setembro. O resultado divulgado aqui era Raul Filho com 35% exibindo larga vantagem sobre Marcelo Lélis e Nilmar.

Na internet, já aparece como resultado da mesma pesquisa 35% para Raul e 35% para Lélis, e Nilmar em segundo (já que os dois estão empatados em primeiro), com 22%. Alguém por favor me explique como foi que isso aconteceu? O resultado da mesma pesquisa pode ser tão diferente? quem errou? O Terra/Eleições (Confira aqui) ou a TV /Anhanguera?

Seja quem for isto traz dúvidas para a cabeça do eleitor. Mais que a dúvida sobre o resultado, surge a interrogação maior: até que ponto estas pesquisas são instrumentos científicos confiáveis e até que ponto são peças de propaganda a serem utilizadas por A ou B. Num país em que as pessoas no geral são tão crédulas,e a opinião pública em locais de baixa escolaridade tão vunerável à manipulação, a responsabilidade dos veículos de comunicação cresce muito.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)