Palmas, Tocantins -

Geral


Declaração

Imposto de Renda 2020: programa gerador é liberado pela Receita Federal

Ajuda de um contador também é recomendável
- Atualizada em
Divulgação

O download do programa gerador do Imposto de Renda 2020, referente ao ano-base 2019, foi liberado pela Receita Federal nesta quinta-feira (20). Quem deve fazer a declaração do Imposto de Renda (I.R.) são as pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 e as exceções citadas no site da Receita Federal.

 

O programa gerador de Imposto de Renda pode ser acessado por qualquer cidadão que precise fazer a declaração. No entanto, apesar da viabilidade, algumas pessoas não têm conhecimento suficiente sobre a ferramenta ou não dispõem de tempo para preencher o formulário. Assim, é recomendável que o contribuinte procure ajuda de um contador.

 

Como saber se o contador é regulamentado?

 

Os órgãos regulamentadores da profissão de Ciências Contábeis no Brasil são: Conselho Federal de Contabilidade - CFC (nível nacional) e Conselho Regional de Contabilidade – CRC (nível regional).

 

Para conferir a habilitação do profissional de contabilidade, basta acessar o site do conselho, clicar no Portal do CFC, ir em serviços online e consultar cadastro profissional.

 

Como fazer o download do programa gerador de Imposto de Renda?

 

O primeiro passo para baixar o programa do I.R. 2020 é acessar o site da Receita Federal. Na página de download do programa, o contribuinte deverá escolher entre preencher o formulário pelo computador, dispositivo móvel ou certificado digital.

 

Após escolher a modalidade, é só clicar em cima da opção desejada e aguardar o download do programa. Todas as instruções estão no site da Receita.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil