Irajá alerta no Congresso sobre o aumento de casos de dengue no Tocantins

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que o número de casos de dengue no país aumentaram 264%. O Tocantins lidera o ranking com 602,9 casos da doença para cada 100 mil habitantes.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Da web

O Senador Irajá Abreu (PSD) na última audiência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) questionou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre as medidas emergenciais que estariam sendo tomadas pelo Ministério para conter o avanço da dengue, que nesses três primeiros meses do ano registrou, somente no Tocantins, 9.377 casos. Um aumento de cerca de 20 vezes a mais se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

Em sua fala na audiência Irajá abordou a preocupação de todos os tocantinenses sobre o tema. “O Tocantins infelizmente tem liderado esse ranking que tem preocupado a todos. Uma doença perigosa que não escolhe pessoas, não escolhe faixa etária e nem classe social”. Dos mais de nove mil casos registrado no Estado, 1 foi notificado como óbito enquanto outras 15 mortes suspeitas estão sendo investigadas.

 

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que o número de casos de dengue no país aumentaram 264%. O Tocantins lidera o ranking com 602,9 casos da doença para cada 100 mil habitantes, seguido do Acre com 422,8 casos e Mato Grosso do Sul com 368,1 casos para 100 mil habitantes.

 

Combate à Dengue

 

O Ministério da Saúde informou que oferece continuamente aos estados e municípios apoio técnico e insumos, como larvicidas para o combate ao mosquito, além de veículos para realizar os fumacês, e testes diagnósticos. Entre janeiro e março deste ano, a pasta já enviou mais de 90 mil reações do teste Elisa para diagnóstico de dengue aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) estaduais.

 

Os recursos para as ações de Vigilância em Saúde, incluindo o combate ao Aedes aegypti, cresceram nos últimos anos, passando de R$ 924,1 milhões, em 2010, para R$ 1,73 bilhão em 2018.

 

Sintomas e tratamento

 

Os sintomas da dengue se assemelham muito com de outras doenças, por isso, o paciente deve ficar atento. Os sintomas mais comuns são febre alta acima de 38º, que pode durar de 2 até 7 dias; dores musculares, dor de cabeça, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo.

 

A fase mais grave da doença pode incluir ainda dores abdominais fortes e vômito. Em caso de apresentação desses sintomas a orientação é procurar uma unidade de saúde para que o teste possa ser feito. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento segue as orientações médicas que geralmente inclui repouso e ingestão de bastante líquido.

 

 

(Com informações do Ministério da Saúde)

Comentários (0)