Maior revolução da internet é facilidade de acesso: o que vem aí com a Cidade Digital

A liberação de mais de R$ 9,4 milhões em recursos para instalação do projeto cidade Digital - que vai levar acesso gratuito de internet a sete cidades do Tocantins através de wireless(antenas) - vai provocar uma verdadeira revolução no acesso a inte...

É irreversível o crescimento do acesso a informações e produtos pela web. No Tocantins, cada vez mais tudo que está disponível na net para quem podia pagar pelo acesso agora vai chegar a uma verdadeira multidão de "inseridos" com o projeto que será implantado nos próximos meses no Estado.

 Nos últimos 20 anos nada revolucionou mais o mercado da comunicação do que a possibilidade de trocar informações pela rede mundial de computadores. Das redes sociais aos portais de notícia, passando pelo e-commerce, um novo mundo se abriu para quem tem computador e acesso a internet.

A verdadeira revolução, no entanto, acontece quando mais e mais cidadãos do mundo passam a ter acesso, não só às máquinas – cada vez mais baratas - mas ao serviço de conexão. É isso que o projeto Cidade Digital vai fazer com a implantação de antenas que levarão o sinal gratuitamente a todas as casas, no Tocantins, em sete cidades das mais populosas.

Os mais de R$ 9, 4 milhões de reais liberados ontem pelo ministro Aluísio Mercadante, senador licenciado do PT - por força das emendas do deputado Laurez Moreira(PSB) - vão representar a gratuidade do acesso às populações de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Miracema, Dianópolis e Arraias. A implantação será feita nestas cidades, pela UFT, a partir de seus campi avançado.

É um estouro no público consumidor de informações, entretenimento, compras pela web e que busca em primeiro lugar, as redes de relacionamento.

O futuro passa pela rede

A inserção destas pessoas, de todas as classes sociais, mas especialmente da classe média baixa - que têm maior dificuldade em manter custo mensal de acesso com as operadoras de banda larga e 3 G – vai ampliar o volume de acessos e a procura por tudo que está disponível na web.

A tendência é de crescimento dos públicos que vão buscar informação, consolidando as iniciativas de qualidade. Empresários, anunciantes, empreendedores de todos os ramos têm a oportunidade agora de se preparar para a verdadeira revolução digital que o Tocantins vai viver nos próximos meses.

Cada vez mais a internet se firma como o meio de encontro, interação e negócios, caminhando para se tornar uma mídia popular e de fácil acesso. Agora só falta a velocidade. Desafio para prestadoras de serviço se ocuparem em resolver.

É o futuro, caros, que chega rápido. Um futuro que para nós que somos do ramo já faz parte do dia-a-dia, num segmento que começou pequeno e que já se agiganta, com a visão empreendedora de muitos que se tornaram parceiros por enxergar à o que vem à frente.

Que os novos internautas sejam bem vindos, com seus anseios, demandas e necessidades. No ramo da informação, estamos preparados para recebê-los.

Comentários (0)