Maiores escândalos de corrupção no mundo; conheça casos que abalaram últimos anos

Conheça alguns dos principais casos de corrupção que abalaram o mundo nos últimos anos

Não é de hoje que a corrupção na política vem causando um grande mal-estar não só no Brasil, mas no mundo todo. Alguns chefes de Estado já estiveram atrás das grades antes de cumprir seu papel político, mas diversos outros políticos trilharam o caminho inverso. Práticas como fraude e superfaturamento em licitações públicas, desvio de verba e outros escândalos de corrupção, vem assombrando os brasileiros por décadas. Por conta disso, frases como: "só no Brasil essas coisas acontecem", "esse país não tem jeito", "políticos brasileiros são todos corruptos" são comuns em reuniões de amigos e familiares.

 

Porém, se engana quem acha que a corrupção é uma praga exclusivamente brasileira. Na verdade, segundo o ranking da organização Transparência Internacional, o Brasil, apesar de ter altos índices de corrupção não está na lista dos 20 países mais corruptos e problemáticos do mundo. Países como a Somália, Coreia do Norte, Iêmen, Sudão do Sul e Síria, lideram a lista dos mais corruptos do mundo.

 

Dentro das Américas, nossa vizinha Venezuela ocupa a pior posição, seguida do Haiti, Nicarágua, Guatemala e Paraguai. O Brasil, em uma lista de 176 países, está no 79º lugar com 46 pontos de 100.

 

Por outro lado, Nova Zelândia, Dinamarca, Finlândia, Suécia e Suíça, são os países com menor índice de corrupção do mundo.

 

De acordo com os dados acima, fica claro que a corrupção é um problema mundial. Dessa forma, preparamos um dossiê completo, listando os cinco maiores casos de corrupção mundo.

 

5 Maiores escândalos de corrupção no mundo

 

A lista mostra os 10 principais casos de corrupção no mundo. Porém, não é ordenada por valores, já que muitos desses casos ainda estão em andamento.

 

1 - Petrobras

 

A Petrobras, que já chegou a valer 400 bilhões de reais, depois da operação Lava Jato e a descoberta de desvio de dinheiro e suborno, chegou a ter seu valor de mercado reduzido a apenas 162 bilhões. No início, o resultado das investigações promovidas pelo Ministério Público Federal, foi mais de 6,2 bilhões de reais em desvios, além da participação de mais de 50 políticos e 22 empresas no caso.

 

Porém, com o seguimento das investigações, foi percebido que esse valor poderia passar os 42 bilhões. Em 2014, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras, fez um acordo de delação premiada com o MPF. No acordo, Paulo Roberto deu dicas para que os procuradores avançassem nas investigações.

 

Ao todo, a Lava Jato conseguiu recuperar R$ 13 bilhões para os cofres da Petrobras.

 

2 - BAE System

 

Uma das maiores agências de segurança da Europa, BAE System, foi acusada de subornar agentes públicos dos Estados Unidos e Arábia Saudita, em troca de contratos. Ao todo, 448 milhões de dólares foram roubados e se tornou um dos maiores escândalos de corrupção do mundo.

 

3 - Fundação Chechena Akhmad Kadyrov

 

Ramzan Kadyrov, que é hoje a atual presidente Chechênia, foi denunciado por declarar um valor muito abaixo do que realmente ganha. Segundo informações, sua renda mensal verdadeira seria de 60 milhões de dólares, apesar de ter declarado apenas 5 mil dólares. Kadyrov, que está na presidência desde 2007, e é acusado também de usar indevidamente o dinheiro da fundação Akhmad Kadyrov.

 

Criada para o desenvolvimento econômico-social da região, a fundação é usada por Ramzan para comprar jogadores de futebol e até mesmo para um zoológico particular.

 

4 - Escândalo do Banestado

 

Retratado na série "O Mecanismo", da Netflix, o Banestado foi palco de um grande esquema de corrupção envolvendo doleiros, políticos e empresários. Descoberto em 2003, o banco foi indiciado por usar contas de laranjas no exterior para receber remessas ilegais de dinheiro. Ao todo, mais de R$ 30 bilhões foram desviados. Porém, com ajuda das autoridades dos Estados Unidos, o Brasil conseguiu recuperar U$ 17 milhões.

 

5 - FIFA

 

Em 2015, a FIFA, responsável por controlar as associações ligadas ao futebol, o esporte coletivo mais popular do mundo, apareceu envolvida em um caso de corrupção que trouxe muitos problemas para a sua imagem e gerou uma crise que se estende até os dias de hoje.

 

Este escândalo teve início em maio de 2015, através de uma investigação realizada pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) e pelo Internal Revenue Service que resultou na acusação ee 14 membros da Federação Internacional de Futebol por lavagem de dinheiro, fraude eletrônica e extorsão. Junto ao escândalo de corrupção, as confissões de culpa por parte de quatro executivos envolvidos e a retirada do selo dos indiciamentos também foram anunciadas.

 

No dia 27 de maio de 2015, enquanto se preparavam no Hotel Baur au Lac para participar do 65º Congresso da FIFA, sete funcionários foram presos sob suspeita de estarem envolvidos em um esquema que resultou em 150 milhões de dólares decorrentes de subornos.  No total, este caso foi responsável por prisões na Alemanha, Suíça, Austrália, Colômbia e Costa Rica

Comentários (0)