Médicos voluntários e estudantes organizam dia de combate ao câncer de pele

O atendimento no HGP, acontece das 9h às 15h, e qualquer cidadão pode procurar a unidade para consultar. A expectativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atender cerca de 400 pessoas em Palmas

Sábado será de atendimentos gratuitos
Descrição: Sábado será de atendimentos gratuitos Crédito: Foto: Da Web

No próximo sábado, 26, será realizado um mutirão de atendimentos para diagnóstico e tratamento do câncer da pele no Hospital Geral de Palmas, (HGP). A equipe será formada por profissionais voluntários, sendo dez médicos dermatologistas, dois cirurgiões oncológicos, dois cirurgiões cabeça e pescoço, 50 estudantes de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), assistente social, auxiliares de cirurgia e atendentes.

 

A mobilização faz parte das ações do Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, e antecipa o “Dezembro Laranja”, mês de combate ao câncer da pele. Durante todo o dia, cerca de 3 mil médicos dermatologistas voluntários vão atender gratuitamente em 127 postos de atendimento, em 25 Estados brasileiros, dentre eles, o Tocantins, um dos Estados com grande incidência da doença. A expectativa da organização é contemplar cerca de 30 mil pessoas com consultas e tratamento em todo o país. O atendimento será voltado para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele.

 

De acordo com a médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e organizadora da mobilização no Tocantins, Luciane Prado, o Dia C é uma oportunidade para os cidadãos terem acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer da pele, com mais agilidade e de forma gratuita. “É um dia de voluntariado, em que muitos profissionais estarão à disposição da comunidade, para atender, diagnosticar, tratar e orientar gratuitamente as pessoas sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença”., destacou a dermatologista.

 

O atendimento no HGP, acontece das 9h às 15h, e qualquer cidadão pode procurar a unidade para consultar. A expectativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atender cerca de 400 pessoas em Palmas.

 

Dia C de Combate ao Câncer da pele

Este é 17º ano consecutivo que a mobilização acontece em todo o país. De lá pra cá, mais de 500 mil pessoas já foram atendidas. A quantidade de atendimento rendeu à organização, a certificação do Guinness World of Records, por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

 

Na edição de 2015, 23 estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.

 

O objetivo do Dia C, é mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. Para ter acesso aos locais de atendimento, basta acessar: www.controleosol.com.br.
 

Sobre o câncer da pele

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

 

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, (SBD), orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões em que a pessoa não consegue ver sozinha. Ao se expor ao sol, é importante o uso do protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

 

De acordo com a SBD, a incidência de câncer da pele no Brasil é de 176 mil novos casos da doença por ano.

 

Comentários (0)