Mediocrédito Centrale libera empréstimo ao Tocantins

...

Sônia Pugas 

 Especial para o Blog da Tum

Londres - O mega banco italiano Unicredit Mediocredit Centrale liberou nesta terca-feira, 25, em Londres, a ultima  da parcela de U$ 175,40 milhões de dólares para  serem aplicados em obras de infra-estrutura, como construção de pontes e terraplanagem asfáltica no Tocantins. A região Norte do  Estado será  a mais beneficiada com  o repasse. Em 2001 o Tocantins foi agraciado com a primeira parcela, sendo que a  segunda chegou aos cofres locais em 2006,  fechando em Londres  o contrato das três parcelas. 

A assinatura da  última etapa aconteceu na sede do Banco Italiano , entre o Governador Marcelo Miranda  e o diretor da Entidade Frederico Topi. Algumas autoridades  estaduais, como o Secretário da Fazenda, Dorival Roriz e o de Infra-Estrutura, Brito Miranda além do suplente de Senador, Marco Antonio Costa  presenciaram o ato.

Frederico Topi informa que o cumprimento do pagamento das parcelas anteriores por parte do Governo  do Tocantins facilitou a liberação do restante do contrato. "Temos uma excelente parceria com o governo  brasileiro e isso se aplica ao Tocantins.  O Banco esta ciente que o dinheiro liberado anteriormente já foi destinado ao que foi proposto, então sentimo-nos honrados em  contribuir com o desenvolvimento do Brasil" assegurou Topi.

Com juros de menos de 4% ao ano, o Governo do Tocantins tem uma carência de até quatro anos  para dar inicio ao pagamento dessa dívida contraída. Em entrevista a correspondente do Blog da Tum,   Topi  elogiou a atuação do Estado no cumprimento  do cronograma de execução de obras.

Segundo ele,  os  relatórios enviados pelo Tocantins a sede do Banco  mostram que até o momento  não há contradição  nas informações,  situação que estimula a instituição a investir não apenas no Estado, mas no Brasil e ainda em empresas italianas sediadas em solo brasileiro. "Somos uma instituição séria, e primamos  pela seriedade dos nossos parceiros. Temos uma relação forte com o Tocantins, e esses dados positivos  estreitam ainda mais o nosso interesse em contribuir com o Governo local`, aponta.

O Governo do Tocantins já esta com o cronograma das obras pronto. A prioridade, segundo Marcelo  Miranda e investir no Norte tocantinense facilitando principalmente o escoamento da produção, uma vez que 90% da economia tocantinense tem sua fonte de renda na agricultura. A perenização das águas dos  rios esta na mesma ordem de prioridade, conforme antecipou Marcelo Miranda. Mas a prioridade máxima será a construção da ponte sobre o rio Tocantins, em Barra do Ouro.

 "Iniciaremos a obra ainda este ano, e  em breve daremos mais um salto para o desenvolvimento do Tocantins`, finalizou Miranda.

Comentários (0)