Mestrado em Comunicação da UFT está com inscrições abertas para oficina e cursos

As inscrições iniciaram nesta segunda, 18, e seguem até 29 de maio. As atividades estão previstas para ocorrerem em junho e serão realizadas por meio de videoconferência na plataforma Google Meet.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do grupo de pesquisa “Trabalho e emancipação: coletivo de pesquisa e extensão (UFT/CNPq)”, está com inscrições abertas, entre os dias 18 e 29 de maio, para uma oficina sobre preenchimento do currículo lattes e cursos de capacitação sobre análise do discurso redação de artigos a partir da 7Ed da APA, dentre outros. As atividades estão previstas para ocorrerem em junho e serão realizadas por meio de videoconferência na plataforma Google Meet.

 

A Professora Dra. Liliam Deisy Ghizoni e o Professor Dr. Eder Ahmad Charaf Eddine são os organizadores deste Ciclo de Atividades, que tem como objetivo o compartilhamento de conhecimento entre docentes e participantes de todo o Brasil.

 

Liliam explica que foi realizada juntamente com o representante dos estudantes do PPGCOM/UFT, uma pesquisa para avaliar a condição atual dos mestrandos ingressantes para aulas e atividades a distância no programa. Um dos pontos destacados era como os estudantes estavam psicologicamente para tais atividades, neste momento de isolamento social.  De acordo com as informações obtidas, foi observado que a maioria respondeu que para as aulas teriam dificuldades, mas para cursos esporádicos, sobretudo sobre métodos e técnicas de pesquisa, estariam mais disponíveis. 

 

“Deste modo, via pós-doutorado do Prof. Dr Eder Eddine, viabilizamos três minicursos em maio, os quais tiveram grande adesão, tanto de alunos do PPGCOM/UFT quanto de outros estados da Federação, e destes nasceu esta proposta de ampliar para o mês de junho. Gostaria de salientar que estas atividades não são para alunxs expectadores, mas para que haja a interação, com perguntas (via chat ou via áudio, simultâneo a atividade), exemplificações dos seus estudos em andamento, entre outros. Deste modo a optamos pelo google meet, o que requer que os participantes além de internet, acessem via computador para melhor visualização do ministrante, dos colegas e da apresentação do professor”, disse. 

 

Em maio foram disponibilizados três minicursos voltados para a atualização metodológica e para o compartilhamento de conhecimento. Os assuntos debatidos foram: “Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos”; “Análise e conteúdo aplicada a pesquisas em comunicação” e “Saúde mental na pós-graduação: desafios em tempos de pandemia”.  A professora destacou ainda que todas as atividades são gratuitas. “Por acreditarmos na universidade pública, gratuita e de qualidade”, finalizou. 

 

De acordo com o Professor Eddine é importante fomentar atividades que auxiliem acadêmicos e comunidade no que diz respeito a atualização sobre informações que envolvem a pesquisa. Ele reforçou essa necessidade, principalmente neste momento de isolamento causado pelo novo Coronavírus. “Ficar em casa é necessário, por isso precisamos nos movimentar com as ferramentas que temos para continuar trabalhando e promovendo ações que venham a auxiliar estudantes e até mesmo a sociedade, que tem interesse em ciência e pesquisa”, disse.

 

Os três cursos promovidos em maio tiveram as inscrições encerradas com antecedência, devido a grande procura. Eddine falou que isso serviu como incentivo para os cursos de junho. “Ao ver que muitos gostaram da iniciativa, percebemos que é possível ampliar as capacitações. É uma forma de garantirmos, pelo menos de maneira razoável, o compartilhamento de conhecimento via Universidade Pública”, completou Eder.

 

Link para as inscrições

 

As inscrições podem ser realizadas pelos interessados(as), enquanto houver a disponibilidade de vagas, por meio do link

 

Organização

 

As ações são frutos da Parceria entre o PPGCOM/UFT, por meio do Curso de Pós Doutorado do Prof. Dr. Eder Ahmad Charaf Eddine (sob supervisão da Profa. Dra. Liliam Deisy Ghizoni), o grupo de Pesquisa Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão (UFT/CNPQ) e o Curso de Psicologia do UNICEUB. A monitoria será feita pelo mestrando José Eduardo de Azevedo Gomes Rodrigues. Para mais informações, o contato poderá ser feito pelos e-mails: ederahmad@uft.edu.br ou eduardosemed@gmail.com.

 

Os cursos

 

Minicurso - Análise do Discurso: a busca pela materialidade da linguagem

Data: 08/06/2020

Horário de Início: 14h30 (horário de Brasília)

Ministrante: Dra. Edna de Mello Silva

 

Oficina - Currículo Lattes: como preencher?

Data: 10/06/2020

Horário de Início: 14h30 (horário de Brasília)

Ministrante: Mestranda Suzete Gaia

 

Minicurso - Redação de artigos a partir da 7a. ed. das normas da APA

Data: 18/06/2020

Horário de Início: 08h (horário de Brasília)

Ministrante: Doutorando Carlos Manoel Lopes Rodrigues

Comentários (0)