Morte de Alencar após 13 anos de luta contra o câncer comove brasileiros: exemplo é relembrado pela classe política

Causa comoção na classe política e entre brasileiros dos mais simples em todo País, a morte nesta terça-feira, 29, do ex-vice-presidente brasileiro, José de Alencar(PL), derrotado por complicações no intestino, após 13 anos de luta pública, contínua,...

Após 13 anos de luta contra o câncer o ex-vice-presidente José Alencar veio a falecer às 14h41 no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. O político mineiro começou trabalhando com venda de tecidos aos 18 anos e ao longo da vida criou um dos maiores grupos têxteis do país. Em 1994 quando iniciou sua carreira política pelo PMDB talvez José Alencar não imaginasse que viria a ser o vice-presidente da república federativa do Brasil.

Mineiro nascido em 17 de outubro de 1931 no município de Muriaé, numa família de 15 irmãos, aos 14 anos saiu de casa e começou a trabalhar em uma loja de tecidos. Tendo estudado só até a 5ª série, José Alencar montou uma loja de tecidos em Caratinda (MG) com dinheiro que pegou emprestado do irmão quando ainda tinha 18 anos. Mais tarde viria ser o fundador da Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas, um dos maiores grupos da indústria têxtil do Brasil.

Como empresário, em 1994 José Alencar iniciou-se na carreira política pelo PMDB, quando se candidatou ao governo do estado de Minas Gerais. Teve 10% dos votos válidos e acabou em terceiro lugar. Quatro anos depois foi eleito ao senado com aproximadamente 3 milhões de votos, após um investimento de mais de R$ 6 milhões, mais que o valor gasto na campanha do ex-presidente Itamar Franco, de acordo com do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Em 2002 a aliança entre o PT e o PL culminou na vitória nas urnas da candidatura de Luis Inácio Lula da Silva para presidente do Brasil, e como vice-presidente, José Alencar. Após a eleição, em entrevista à revista InstoÉ Dinheiro, Alencar comparou sua trajetória a de Lula, ressaltando apenas os diferentes caminhos trilhados.

“Nós dois somos homens de origem humilde que nos tornamos líderes sindicais; ele como trabalhador e eu numa entidade patronal. Mas não há incompatibilidade alguma entre capital e trabalho”, enfatizou Alencar.

Como vice-presidente exerceu o posto durante 398 dias entre 2003 e 2010, tempo em que Lula permaneceu em viagens internacionais, levando em consideração dados do Palácio do Planalto.

O mineiro, político, empresário e cidadão brasileiro morreu aos 79 anos por falência múltipla dos órgãos na tarde desta terça-feira, 29. José Alencar deu entrada no hospital Sírio-Libanês na segunda, 28, com uma perfuração no abdômem. Às 14h41 ele não resistiu a gravidade dos ferimentos. A família de Alencar o acompanhou e desde que deu entrada na UTI essa semana e esteve com ele até o último momento. (Com informações do site G1)

Comentários (0)