Palmas, Tocantins -

Geral


Profissão
81 visualizações

Mulher Arquiteta: Projeto une mulheres da área de Arquitetura & Urbanismo

A ideia do projeto intitulado Mulher Arquiteta, surgiu após Deyse Cristina Rodrigues, que é arquiteta vivenciar ao longo dos seus dez anos de profissão situações machistas e desagradáveis
- Atualizada em
Descrição: Arquiteta Deyse Cristina Rodrigues Anderson Vaz

No dia 31 de julho, é celebrado o dia nacional da mulher Arquiteta e Urbanista, data que foi instituída pelo CAU/BR.

 

A ideia do projeto intitulado Mulher Arquiteta, surgiu após Deyse Cristina Rodrigues, que é arquiteta vivenciar ao longo dos seus dez anos de profissão situações machistas e desagradáveis por parte de outros profissionais.

 

“Já ouvi que 'arquitetura é como brincar de boneca' ou que 'obra não é para mulher' e isso me fez idealizar este projeto porque ainda, infelizmente, o preconceito é enorme na área e fora dela também”, explica.

 

Desde o primeiro levantamento realizado pelo CAU Brasil em 2019, sobre a presença da mulher na arquitetura e urbanismo, a participação feminina na profissão tem sido crescente e tende ainda a aumentar, considerando que quanto menor a faixa etária, maior a proporção de mulheres.

 

No período de 26 a 31 de julho, será apresentado no perfil @arq_deyse no Instagram conteúdos e experiências sobre o assunto. O projeto, conta ainda, com a participação de arquitetas e também mulheres que atuam em outras áreas e que já sofreram preconceito profissionalmente.

 

A arquiteta Deyse Cristiana Rodrigues, no projeto, compartilha também reflexões da arquiteta Zaha Hadid sobre o assunto.

 

“Acredito na habilidade feminina; e no poder e na independência femininas. Antes eu não gostava que me chamassem de arquiteta mulher. O importante é que sou arquiteta, o fato de ser mulher é uma informação secundária”, Zaha Hadid.