Número de pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem ultrapassa recorde

Já passa de meio milhão de inscritos; prazo segue até 17 de abril.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação

O número de solicitações de pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bateu recorde neste ano, em comparação ao ano passado. Até as 10h desta terça-feir, 7, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contabilizou 669.400 solicitações de isenção. No final do primeiro dia de isenções do ano passado foram registradas 528.410 solicitações.

 

O período de isenção de pagamento do Enem 2020, que começou no último dia 6, segue até dia 17 de abril. Quem teve isenção no Enem 2019 e faltou aos dois dias de provas precisa justificar a ausência para requerer a gratuidade novamente. Contudo, o Inep faz um alerta aos candidatos: o pedido de isenção não é a inscrição no exame.

 

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2020

 

- Estudante da última série do ensino médio em 2020, oriundo de escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;

 

- Quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa de estudo integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

 

- Candidato que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

Justificativas para quem faltou o Enem 2019

 

Para requerer nova isenção neste ano, o solicitante que faltou o Enem 2019 deverá formalizar o pedido e anexar os itens comprobatórios na Página do Participante, pela internet. O Anexo II do edital do Enem 2020 traz uma lista de exemplos de documentos aceitos, que devem estar legíveis. O candidato deverá acompanhar as respostas que serão publicadas em 24 de abril. Em seguida, abre-se um prazo para recurso, de 27 de abril a 1º de maio.

 

*Com informações do Inep

Comentários (0)