O desafio de Kátia Abreu

...

As recentes notícias publicadas na Folha de S.Paulo, envolvendo o nome da senadora Kátia Abreu, do DEM tocantinense em suposto esquema de beneficiamento do grupo de Eike Batista, através de proposição de emendas me deu o que pensar este fim de semana. A trajetória de Kátia em nível nacional, foi feita neste um ano e meio de mandato através de atitudes firmes e corajosas. Seu nome projetou-se nacionalmente com a posição clara adotada quando relatou o processo que culminou com o fim da CPMF.

Para permanecer fiel ao seu eleitorado, ao seu partido e às suas convicções, a senadora chegou a distoar do governador e companheiro de Aliança da Vitória, Marcelo Miranda. Cada um, ao final da contenda em que caiu a CPMF, emitiu nota explicando sua posição. Ela contra, ele a favor. Naquele momento histórico, Kátia sofreu desgaste na base governista, mas alcançou repeitabilidade em todo o País, e se firmou como um nome importante das oposições ao governo petista.

Já ouvi de jornalistas com trânsito livre em Brasília que Lula nas rodas mais íntimas não economiza críticas à Kátia Abreu. Sua super ministra Dilma também não poupa a senadora. Quando estourou na mídia o questionamento à origem de verbas publicitárias na campanha da senadora, ouvi de um influente petista da capital: "esta senhora não sabe que inimigo ela arranjou ao atacar o presidente Lula".

O fato é que as consequências para a senadora, foi deixar de ser destaque positivo na imprensa nacional para  se tornar alvo de bombardeios variados. Ao ser cotada como virtual candidata a vice-presidente, numa possível coligação entre DEM e PSDB para montar chapa à presidência, tornou-se mais invejada ainda.

Agora, às vésperas de se consagrar a primeira mulher a dirigir a CNA, Kátia tenta remover todas as pedras que os adversários têm colocado no seu caminho. Não é tarefa fácil, já que a entidade vai lhe dar a projeção desejada em todo o país.O desafio da senadora é manter diante de eleitores no seu estado, e admiradores pelo Brasil a fora, a imagem de mulher forte, corajosa e trabalhadora que conquistou. Mas sobretudo honesta, capaz de inspirar multidões a lhe acompanharem. Como já fez antes.

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)