O lugar da poesia é na rua e na escola

Crédito: Divulgação

O Dia Mundial da Poesia se comemora em 21 de março, data em que se celebra esse gênero artístico. Esta data foi criada durante a XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999. Esse gênero, expressão literária presente em inúmeras culturas, na forma oral ou escrita, mostra-se um artefato artístico que, em suas múltiplas formas e possibilidades de conteúdo, abre-se ao diálogo individual e coletivo.

 

No entanto, a poesia tem morada diária no coração e deve ser celebrada na rua e nas escolas, como um hábito de fomentar a leitura entre jovens e adultos. E a data não passou em branco. No dia 1º de abril, a Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, no Jardim Aureny III, foi palco dedicado à poesia e outras manifestações artísticas.

 

Tive a grata satisfação de ser convidado e receber homenagens ao meu ofício de poeta, ao lado do também escritor Osmar Casagrande. Um momento de fortes emoções, principalmente quando foram revelados vários talentos no campo da literatura, da dança, do teatro, da pintura e da música, envolvendo os alunos adolescentes e professores.

 

O evento foi denominado de “Manhã Poética” e só foi possível graças ao envolvimento da direção daquela ETI, dos professores e alunos; Um exemplo que deve ser seguido sistematicamente em todas as escolas e também na rede hospitalar.

 

Quem faz poesia é poeta, que também tem seu dia, celebrado anualmente em 20 de outubro. O artífice das palavras pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em, as poesias que faz.

 

O principal propósito desta data é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais. Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produção artísticas, consideradas como uma das Sete Artes Tradicionais.

 

O evento

 

Professores envolvidos na atividade desse 1º de abril, que serviu pra desmentir que poesia e poeta são “coisas” de vagabundo e sem nenhuma serventia para os dias de miséria e de distanciamento: Maria Regimar Carvalho Nascimento ( teatro), Ricardo Ferreira (Língua Portuguesa), Gessyka Marques ( Língua portuguesa), Jhonatan Moraes  (dança), Cássio Gomes ( artes),Cleude Guedes,  bibliotecária, que também é escritora, Alene Prima ( Língua portuguesa).

 

OBS: o casal de bailarinos: Valentina Colavite e Ryan Gabriel Mendonça.

 

Bailarina: Ana Júlia Benigno

 

Recitação de poema: Isthefany Alves Carvalho, Myllena Gabriel Neves e Heloisa Vitória Neves

 

Recepcionistas: Kayo Hallexander Bandeira, Emilly Vitória Vieira

 

Desenhista: Emilly Mascarenhas Pires.

 

Poeta: Maria Clara Chaves Noleto.

 

Oradora: Manuella Albino Silva.

 

A aluna Rayssa Reis Garcia cantou a música "Além do rio azul", de Julia Vitória.

 

O aluno Daniel Soares Marinho dos Santos declamou o poema autoral "Nossa vida em 2022".

Comentários (0)