"O mês mais longo do ano" do espetáculo junino

Este documentário tem o objetivo de abordar vários aspectos que tornam as quadrilhas juninas uma das maiores festas populares

Junina “Caipira do Borocoxó” em apresentação no Arraiá da Capital
Descrição: Junina “Caipira do Borocoxó” em apresentação no Arraiá da Capital Crédito: Arquivo

Com o objetivo de mostrar os aspectos culturais e pessoais de personalidades da cultura junina, que se destacam pela inovação, criatividade e autenticidade, o Instituto Social do Tocantins - ISTO, através do edital Nº 14/2020/GABPRES/ADETUC, com recursos oriundos do chamamento Emergencial do Tocantins - audiovisual, produz documentário inédito, que se tornará referência para grupos juninos e público em geral, amante desta arte popular.

 

Nesta produção, o intuito é apresentar para ao público como é desenvolvida a cadeia produtiva que movimenta o espetáculo junino, identificando quais os caminhos percorridos neste universo para se conseguir o sucesso e reconhecimento no meio de tantos adeptos dessa arte. Conheceremos como é desenvolvido o trabalho dos coreógrafos mais populares, as inovações usadas
pelos mais experientes cenógrafos e estilistas, que encantam os circuitos juninos, as técnicas usadas pelas rainhas para se equilibrarem sobre seu próprio eixo corporal em movimentos e giros performáticos que encantam a sua plateia.

 

Trata-se de uma proposta que acompanha a antecipação, a preparação e a realização da produção do universo junino.

 

O documentário tem a função de revelar, através de falas espontâneas dos personagens, suas histórias, segredos e inovações que os tornaram expoentes e referenciais deste gigante clube de amadores pela cultura junina.  “O mês mais longo do ano” é um documentário que apresenta o perfil, a dinâmica e desenvolvimento desta gigante cadeia produtiva: maquiadores, coreógrafos, rainhas, noivos, marcadores, etc. Conheceremos os truques utilizados por estes componentes em seus grupos juninos e as inovações de norte a sul do Tocantins, o que caracteriza o “O mês mais longo do ano” como um almanaque em formato audiovisual para aqueles que amam a arte junina.

 

O lançamento do documentário está previsto para abril de 2022, e poderá ser visto nas plataformas digitais a serem divulgadas.

 

Créditos:

 

Realização: Instituto Social do Tocantins;
Produção: Spatium audiovisual;
Direção
: Nival Correia;
Assistência de Produção: Maria Clara;
Fotografia: Elton Abreu e Shechinah Miranda;
Edição e Montagem: Shechinah Miranda;
Jornalista: Frazão Araujo;
Assessoria de Comunicação: Mayse Cristhina;
Pesquisa: Laís Sousa.

 

*Foto: Junina “Caipira do Borocoxó” em apresentação no Arraiá da Capital/ Arquivo

Comentários (0)