Palestra destaca importância de bases da educação em tempos de pandemia

A palestra foi promovida pelo Sebrae e pela prefeitura de Palmas no canal do YouTube do Palmas Home School.

Crédito: Divulgação/Sebrae

Para orientar gestores, supervisores e professores do Ensino Fundamental de todo o país, a prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Sebrae Tocantins promoveram a palestra “SAEB, BNCC e pandemia: uma perspectiva sobre esses desafios” no canal do YouTube do Palmas Home School. O encontro foi ministrado pela professora e fonoaudióloga, Guaciara Fornaciari, de Campinas (SP). Escolas de todo o Estado compartilharam experiências da educação durante a pandemia.



Guaciara Fornaciari é autora do perfil no Instagram @doutoraescola e, na sua página, ela orienta sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela ressaltou os desafios dessas bases no Brasil e afirmou que, mesmo em tempos difíceis, a educação nunca para.



“É uma energia, um princípio que flui e move todas as coisas, desde que nascemos. Tenho certeza que todos os profissionais que estão aqui tiveram que se adaptar com o que tinham para continuar ensinando e dando aulas. O Saeb, este ano, acontece em novembro e é ele que vai dizer o que precisa mudar, o que é possível fazer e, sobretudo, entender as necessidades das crianças no ambiente escolar”, destacou a fonoaudióloga.



A especialista ainda reforçou que quando se investe em sala de aula, a educação acontece. “Nós, professores, temos esse poder de transformação, precisamos entender isso. Grandes ações são feitas pelos educadores. A sensação de mudar o mundo inteiro parece, sim, distante, mas mudar um pequeno coração de uma criança, da forma que for, já faz a diferença. Quando se entender que a educação é o caminho, tudo se transforma”, ressaltou Guaciara.



Durante a palestra a gerente do Sebrae Tocantins, Viviane Albuquerque, afirmou que a educação empreendedora “é o caminho para a retomada e desenvolvimento do Estado. Quando se estimula esse princípio no ambiente escolar, as coisas realmente funcionam e transformam alunos, famílias e sociedade”, disse.

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