PDB vem aí com governadores, vice e super bancada: começa reação dos partidos

O mês de março já vai quase pela metade e engrossa o coro dos descontentes de malas prontas para subir no "ônibus" que vai levá-los de partidos onde não foram tão bem tratados assim, para o PDB - Partido da Democracia Brasileira, idealizado...

Começou um movimento para tentar barrar na justiça a saída de vereadores, deputados estaduais, federais, senadores e governadores para a fundação do PDB – partido da Democracia Brasileira. A janela encontrada por Kassab, insatisfeito com o DEM, transformou-se numa verdadeira avenida, e a julgar pelo que se escuta nos bastidores, tem presidente de partido arrancando os cabelos com a previsão do estrago.

As contas estão mais ou menos assim: o partido já vai nascer com dois governadores (Santa Catarina e Rio Grande do Norte) três senadores, 42 deputados federais. Além deles um grupo imenso de vereadores, prefeitos e deputados estaduais por todo País.

O que parecia pequeno e criado para se tornar uma saída jurídica para que os descontentes não perdessem seus mandatos, está tomando forma. Pode ser que o PDB já nasça com a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados, e é isto que já tira o sono de presidentes de partidos grandes e pequenos, temendo perder suas representações.

Uma guerra jurídica pode ser desencadeada para tentar segurar os mandatos que - conforme entendimento já manifesto por grandes juristas – não seriam perdidos no caso de criação, fundação de uma nova sigla.

O prazo previsto para que o novo partido nasça é abril. Antes disto, muitas movimentações acontecem para viabilizar juridicamente sua criação sem nenhum risco. No Democratas, onde nasceu o foco da discórdia, há uma eleição em curso pela presidência da sigla.

Insatisfeitos de malas prontas no Tocantins: Solange entre eles

No Tocantins, terra de Kátia Abreu (DEM), estrela nacional do partido que passou perto de disputar a vice ao lado de José Serra, a expectativa é grande. Insatisfeitos do PT, PTN, PMDB estão em alvoroço. Pelo que já sinalizou, a senadora está entre os que podem abandonar os Democratas e fundar o PDB no Estado. Em torno dela já começam a se aglutinar os que querem liberdade e expectativa de compor uma nova força política com expectativa de poder para os próximos anos.

A expectativa é saber quem embarca na nova empreitada. Insatisfeita com o tratamento recebido do partido, está a deputada estadual Solange  Duailibe (PT). As barreiras que porventura poderiam existir começaram a ser quebradas ainda durante a eleição do ano passado. Resta ver no que vai dar todo este processo de insatisfação e busca de novos horizontes partidários.

Pode estar nascendo uma nova força política. E se nascer forte demais, vai acabar dispensando a necessidade de fusão lá na frente com o PSB.

Comentários (0)