Palmas, Tocantins -

Geral


Educação

Plataforma realiza feiras virtuais com dicas para fazer intercâmbio

Site reúne instituições de diferentes países com dicas e informações sobre o tema
- Atualizada em
Agência Educa Mais Brasil

Conversar diretamente com representantes de faculdades de todo o mundo, tirar dúvidas e receber aconselhamento sobre intercâmbios em outros países. Essas são algumas opções que podem ser feitas no Salão do Estudante, que organiza feira de intercâmbio virtuais para quem quer estudar fora, mas ainda não decidiu para onde.

 

São mais de 300 instituições participantes de países como Portugal, Alemanha, Canadá e Estados Unidos e outros. Os eventos são direcionados para cursos de especialização, graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado.

 

Nos eventos, os interessados podem entender o funcionamento de cada instituição, conhecer sobre valores para cada curso e ter acesso a descontos oferecidos somente aos participantes das feiras. A próxima feira virtual, como foco em intercâmbios para Portugal, deve ocorrer em outubro deste ano. Para conferir a programação é preciso acessar o endereço https://salaodoestudante.com.br/.

 

Como fazer um intercâmbio universitário?

 

Algumas faculdades têm acordos com universidades no exterior que permitem o acesso facilitado dos alunos nessas instituições por meio da mobilidade acadêmica. Ou seja, a oportunidade de fazer um semestre ou um ano do seu curso em algum outro lugar do mundo.

 

Para poder realizar o intercâmbio através da faculdade, o aluno precisa se direcionar ao departamento responsável por esses acordos na instituição, conferir as opções de universidades parceiras e escolher a melhor opção, respeitando suas preferências pessoais e os objetivos acadêmicos.

 

É preciso levar em conta algumas coisas na escolha do país e da universidade para o intercâmbio, como pesquisar sobre quanto custa viver no lugar, qual o idioma e, principalmente, saber quais disciplinas são ofertadas na faculdade pretendida.

 

Precisa saber inglês para fazer intercâmbio?

 

A fluência no idioma do país é um diferencial na hora de fazer um intercâmbio no exterior. Afinal, quanto mais souber a língua local, mais chances você tem de se destacar e ser contratado. O inglês, por exemplo, é considerado um idioma universal, facilitando a comunicação com pessoas de outras nacionalidades.

 

Caso tenha dúvidas quanto ao seu nível de Inglês, é possível conferir através de um teste de nivelamento gratuito. A ferramenta oferecida pelo Educa Mais Brasil, programa de incentivo estudantil, além de mostrar o nível de domínio da língua, também indica instituições com bolsas de estudo mais próximas de você.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil