Podcast debate educação com aprendizagem colaborativa nas salas de aula

Professor pode levar para os alunos situações que possam ser resolvidos por toda a comunidade

Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Com a retomada gradual das aulas presenciais, o ambiente de aprendizado deve passar por mudanças para se tornar mais colaborativo, como uma forma de garantir que todos aprendam, ensinem e sejam protagonistas das suas próprias histórias.

 

Em meio a tantas evoluções na construção da educação e da forma como ela é repassada para os estudantes, a aprendizagem colaborativa visa a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento através da troca de experiências, do cooperativismo e no engajamento dos estudantes. Apesar de ser o condutor do processo, o papel do professor nesse contexto é levar para os alunos situações e problemas que possam ser resolvidos por toda comunidade, sem distinção ou hierarquia, todos aprendendo e ensinando como iguais.

 

Para a pedagoga e mestre em Educação e Contemporaneidade Ana Sueli Pinho, o trabalho colaborativo pressupõe da necessidade da tomada de decisões de forma colaborativa, onde todos devem participar ativamente dos processos até chegar à resolução. “É preciso ouvir e considerar o que o outro tem a dizer e, assim, colocar em prática tudo aquilo que foi decidido juntos. Isso faz parte do processo de aprendizagem colaborativa. Nessas atividades não há uma hierarquia, não há quem delegue, todos vão aprender coisas diferentes, vão assumir responsabilidades iguais e serão recompensados pelo resultado”, opina a profissional.

 

No ponto de vista da pedagoga, professores devem estimular os alunos a serem aliados na construção da aprendizagem colaborativa. Assim, os estudantes que já possuem conhecimento em determinado conteúdo podem ajudar os colegas com uma linguagem simplificada. “Além disso, tem o fato de que quem ensina aprende mais uma vez, então incentivar isso é um ótimo caminho”, pontua Ana Pinho.

 

Esse e outros pontos ligados ao tema serão abordados no episódio de hoje do podcast Sala dos Professores. A convidada é a Pedagoga, Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade Ana Sueli Pinho, que vai debater sobre a “Aprendizagem Colaborativa”. O bate-papo será transmitido ao vivo no YouTube, nessa segunda-feira (27), às 16h. O conteúdo será disponibilizado também no Spotify. Além disso, todos os episódios passados podem ser revistos no canal do Sala dos Professores no Youtube.

 

Organizado e apresentado pela professora de redação Carol Silveira, em parceria com o Educa Mais Brasil, o podcast foi criado para ser uma representação virtual da Sala dos Professores, local de diálogo entre os docentes e troca de experiência. De forma leve e descontraída, professores de todo o país interagem com os participantes que se apresentam na Sala dos Professores.

 

“Quanto mais a gente conhece outras realidades de professores no Brasil, mais a gente conhece sobre educação porque é o professor que faz essa educação acontecer, argumenta a professora Carol Silveira.

 

O podcast, que é realizado semanalmente às segundas-feiras, às 16h, já contou com a participação de diversos nomes como Luísa Menezes, que abordou a pressão estética que as professoras sofrem em sala de aula; o professor e especialista em formação de professores no âmbito tecnológico Daniel Pinheiro que falou sobre desafios nesse período de pandemia, de aula on-line; o professor de História e comediante Matheus Buente, que abordou a o ensino da história e a rede pública de ensino, entre outros convidados.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Comentários (0)