Povos de religiões de matriz africana se reúnem para desmistificar preconceito

Os povos de terreiros vão celebrar a cultura Africana em alusão ao Dia da Consciência Negra. Também está previsto na programação do evento samba de roda e dança cigana. Estão envolvidas seis casas

Encontro acontece domingo no Parque Cesamar
Descrição: Encontro acontece domingo no Parque Cesamar Crédito: Foto: Da Web

Com o intuito de mostrar a diversidade de credos em Palmas, celebrar o respeito à diversidade e desmitificar o preconceito das casas ritualísticas de Palmas, a Comissão de Combate à Intolerância no Tocantins realizará neste domingo o evento com o lema “Por mais amor e menos intolerância”, no Parque Cesamar, às 17h30.

 

Os povos de terreiros vão celebrar a Cultura Africana em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no domingo passado, 20 de novembro. Segundo Tânia Cavalcante, membro do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa, informou em entrevista ao Portal T1 Notícias, “o objetivo desse evento é dar visibilidade às religiões de matriz africana; Quebrar o preconceito em relação a essa questão, mostrando que os terreiros e casas de umbanda, candomblé, fazem sua forma de celebração cantando e dançando. É alegria, é festa, é colorido”.

 

Tânia explicou que o ritual será uma união de todos os terreiros. “Vai ser um ritual, uma dança onde todos os terreiros vão dançar juntos. Como são terreiros de várias nações”, comenta.

 

Também está previsto na programação do evento muito samba de roda e dança cigana. Estão envolvidas no evento seis casas de Palmas, o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e o Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa. Tânia diz que o convite para participar é estendido a todas as casas, terreiros, congados, de Palmas e região. “Convidamos também a população para assistir e desmitificar essa ideia do terreiro”, completa.

Comentários (0)