Receita libera consulta ao 5º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física

O dinheiro do imposto de renda fica disponível no banco durante um ano. Contribuintes idosos, com deficiência física, mental ou doença grave tem prioridade.

Crédito: Reprodução

A Receita Federal (RF) liberou, nesta terça-feira , 8, a consulta aos contemplados no 5º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2019. Para saber se o seu nome está na lista, basta acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146.

 

Também pode consultar pelo aplicativo da instituição para celulares e tablets. Lembrando que hoje é apenas a consulta. O pagamento está agendado para o dia 15 de outubro. Ao todo, serão pagos neste 5º lote R$ 3,5 bilhões para mais de 2,6 milhões de pessoas.

 

Cinco por cento dos recursos liberados são para contribuintes com preferência, como idosos, pessoas com deficiência física, mental ou grave doença e quem tem no magistério a principal fonte de renda.

 

Este lote também contempla restituições residuais de 2008 a 2018. Mais um aviso: o dinheiro do imposto de renda fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate precisará solicitar por meio de um requerimento na internet.

 

Opções de Consulta

 

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com o aplicativo, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

 

(Com informações da EBC)

Comentários (0)