Palmas, Tocantins -

Geral


Webinar

Sebrae promove webinar sobre sustentabilidade de novos modelos econômicos

O evento internacional e 100% on-line busca provocar reflexões sobre os novos modelos econômicos emergentes
- Atualizada em
Divulgação/Ascom Sebrae

Bem antes da pandemia da Covid-19, muitas pessoas já se perguntavam sobre os rumos que a humanidade e o planeta estão tomando e procurava respostas para a indagação: Que mundo novo é esse? Sem a pretensão de trazer todas as respostas, muito menos de forma definitiva, o Centro Sebrae de Sustentabilidade, o centro de referência nacional do Sistema Sebrae para o tema, se apropriou do questionamento para promover o webinar e discutir a questão.

 

O evento, de abrangência internacional, 100% on-line, gratuito e gravado, ocorrerá nos dias 24, 25 e 26/11, das 18h30 às 21h30 (horário de Brasília), na plataforma Eventials. Inscrições podem ser feitas através deste link.

 

A intenção dos organizadores é promover conhecimento e apresentar exemplos práticos para provocar reflexões e inspirar o engajamento dos pequenos negócios aos modelos econômicos emergentes. Para tanto, serão os seguintes eixos temáticos: emergência climática, biomas e negócios, novos paradigmas negócios sistêmicos, economia regenerativa e circular, mercado financeiro e sustentabilidade, inovação e novos modelos de negócios, comunicação e report, empreendedorismo e liderança jovem transformadora.

 

Parcicipantes

 

O evento reunirá nomes como o economista ambiental indiano Pavan Sukhdev, cuja área de estudos inclui economia verde e finanças internacionais; o cientista brasileiro Marcelo Gleiser, professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, doutorado pelo King's College de Londres em 1986; Lala Deheinzelin, uma das principais futuristas da América Latina, Pioneira da Economia Criativa e Colaborativa e considerada uma das 100 mulheres do mundo que estão cocriando a nova sociedade e a economia; Ricardo Abramovay, professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo e autor de treze livros.

 

Contará também com as participações de Cynthia Wolgien, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da WestRock, empresa americana líder global em soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado; Lourenço Bustani, fundador da consultoria global de inovação Mandalah (empresa B), as festas matinais e filantrópicas WAKE, a loja de smoothies SMUV, a empresa de advisory para lideranças Diálogos e a empresa de marketing de valor compartilhado 1.2.3.5.8 (em sociedade com a Tátil e o Grupo Dreamers).

 

Participam ainda Fabio Alperowich, fundador da FAMA, onde é o responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e aderentes às boas práticas de ESG; Michel Roberto Oliveira Souza, doutor e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito do Consumidor no Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), foi coordenador da pesquisa de Greenwashing, em 2019; Ricardo Lomaski, engenheiro elétrico formado pela Unicamp e com MBA em empreendedorismo e inovação pelo Technion, Israel Institute of Technology a principal instituição de tecnologia de Israel.

 

Os finalistas brasileiros Jovens Campeões da Terra 2020, um dos prêmios de maior prestígio da ONU para jovens com grandes ideias para solucionar os principais desafios ambientais do planeta, também marcam presença no evento virtual. Anna Luisa Beserra Santos, criadora da Aqualuz, tecnologia que purifica a água por meio de radiação ultravioleta; Eduardo Ávila, autor do projeto Revolusolar, novo modelo energético acessível, sustentável, desenvolvido em parceria com duas favelas do Rio de Janeiro; e Bernardo Andrade, arquiteto cearense que desenvolveu a Casa do Semiárido, projeto de habitação pensado para minimizar o uso de recursos, reutilizar água e materiais e integrar práticas agrícolas regenerativas e sustentáveis.

 

O engenheiro ambiental moçambicano Candido Maneca Santana, diretor na Camasa projetos ambientais, e também da Associação de Turismo e Ambiente em Moçambique (Atura), vai falar sobre a realidade do país africano.

 

O Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; o diretor Técnico do Sebrae Nacional: Bruno Quick; o diretor Superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro; e a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Suenia Sousa, gravam mensagens para os participantes.

 

Nos três dias do evento, haverá Papo de especialistas com os integrantes do Comitê de Especialistas do CSS: Regina Cavini do PNUMA Brasil e João Meirelles, do Instituto Peabiru (no primeiro dia); Dal Marcondes e Homero Santos (dia 25); e Ricardo Voltolini e Fernanda Iwasaka (dia 26).

 

PROGRAMAÇÃO (HORÁRIO DE BRASÍLIA)

 

PRIMEIRO DIA – 24/11 (TERÇA FEIRA)

 

18:30: Abertura – Com a participação especial do cordelista Bráulio Bessa

 

18:40: Mensagem do Sebrae Nacional: Diretor Bruno Quick

 

18:50: Vídeo com mensagem do Ministro de Ciência e Tecnologia: Marcos Pontes

 

19:00: Palestra de Abertura - Emergência climática: O Mundo em Transformação: PAVAN SUKHDEV

 

20h: PAINEL 1: Afinal que novo mundo é esse?: Lourenço Bustani e Marcelo Gleiser

 

21:00: Papo de Especialistas (integrantes do Comitê de Especialistas do CSS): Regina Cavini do PNUMA Brasil e João Meirelles do Instituto Peabiru

 

21:30: Encerramento

 

SEGUNDO DIA – 25/11 (QUARTA FEIRA)

 

18:30: Abertura – Com a participação especial do cordelista Bráulio Bessa

 

18:40: Mensagem da Gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade – Suenia Sousa

 

18:50: PAINEL 2 - ESG E O MERCADO DE AÇÕES: Fábio Alperowich e Cynthia Wolgien

 

19:50: Apresentação de caso de sucesso empresarial Mauro Romani da Forest Friend

 

20h: PAINEL 3 - GREENWASHING: Cuidados ao Divulgar Práticas de Sustentabilidade Empresarial: Michel Roberto e Reinaldo Canto.

 

21:00: Papo de Especialistas (integrantes do Comitê de Especialistas do CSS): Dal Marcondes e Homero Santos

 

21:30: Encerramento

 

TERCEIRO DIA – 25/11 (QUINTA FEIRA)

 

18:30: Abertura - Para boas vindas ao terceiro e último dia do evento e resgate do que foi abordado nos dias anteriores com a participação especial do cordelista Bráulio Bessa

 

18:40: Mensagem do Diretor Superintendente do Sebrae MT José Guilherme Barbosa Ribeiro

 

18:50: PAINEL 4 – Economias do novo mundo: circular e regenerativa - Lala Dezehelein e Ricardo Abramovay

 

19:50: Apresentação de caso de sucesso empresarial com Joana Câmara, do Casa Origem, o primeiro Restaurante Lixo Zero do Brasil

 

20h: Painel 5 – Podemos construir um novo mundo!

Ricardo Lomaski da Technion – Israel

Jovens Campeões da Terra finalistas brasileiros - Anna Luisa, Eduardo Avila e Bernardo Andrade

Empresário de Moçambique – Cândido Santana

 

21:00: Papo de Especialistas (integrantes do Comitê de Especialistas do CSS): Ricardo Voltolini e Fernanda Iwasaka

 

21:30: Encerramento.