Sete cuidados com a pele que são essenciais durante o inverno

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels
Descrição: Foto: Andrea Piacquadio/Pexels Crédito: Andrea Piacquadio/Pexels

É fundamental estabelecermos uma rotina de cuidados com a pele durante o ano todo. Afinal, nossa pele nos protege dos agentes do mundo exterior e, principalmente a pele facial, que fica constantemente em contato com a poluição do ar, o vento, e todo tipo de sujidades e impurezas.

 

Contudo, no inverno, esses agentes nocivos são ainda mais agressivos, pois o ar fica mais frio e seco, o que deixa a pele suscetível a se ressecar.

 

Desse modo, é muito importante não só redobrar os cuidados com a pele como também adaptá-los ao clima do inverno, pois nossa pele reage de modos diferentes de acordo com o clima e a temperatura exterior.

 

E, para te ajudar com isso, hoje trouxemos sete cuidados com a pele que você precisa ter, se quiser ter uma pele saudável e bonita o ano todo. Confira:

 

Sete cuidados com a pele que são essenciais durante o inverno

 

Como vimos, o clima frio e seco do inverno requer uma atenção especial em nossa rotina de cuidados com a pele. Afinal, essa estação costuma ser um desafio para o nosso organismo como um todo, e com a pele não é diferente.

 

Sendo assim, devemos cuidar com carinho do maior órgão do nosso corpo e que é nossa camada de proteção contra o mundo exterior, seguindo as dicas a seguir:

 

1 - Observe atentamente a aparência da sua pele

 

No inverno, nossa pele pode se comportar de maneira diferente do que estamos acostumados. Por exemplo, a pele lipídica, ou oleosa, pode ficar mais seca por causa do frio que faz com que ela produza menos óleo.

 

Então, você deve observar se o seu skin care habitual não está surtindo efeitos diferentes em sua pele, como deixá-la repuxando, vermelha ou com aspecto quebradiço. Caso notar alguma mudança, o ideal é que você adapte seus cuidados com a pele e os produtos que você usa para isso.

 

Por exemplo, você pode ter que trocar o sabonete por leite de banho, que é menos agressivo com a pele, ou substituir o adstringente por algum sabonete facial com poder de umectação. Enfim, estar atento e conhecer as respostas da sua pele é essencial, principalmente no inverno.

 

2 - Não abuse dos banhos quentes

 

Com o frio, os banhos costumam ficar mais longos e quentes, não é mesmo? Entretanto, não podemos exagerar, embora eles sejam uma delícia! Isso porque a água quente faz com que o óleo natural da nossa pele seja retirado, deixando-a desprotegida das ações nocivas do frio.

 

Portanto, ter cuidado e não ficar tempo demais debaixo do chuveiro ou na banheira quentes é um dos principais cuidados com a pele durante o inverno.

 

3 - Capriche na hidratação

 

Se hidratar a pele já é importante em qualquer época do ano, no inverno isso se torna uma necessidade. Afinal, o ar seco e frio típico desta estação ressecam até as camadas mais profundas da pele e pode fazer até com que ela se parta em algumas áreas.

 

Desse modo, use hidratantes com bastante poder de umectação, que penetrem profundamente na pele, como aqueles com manteiga de cacau, de karité e óleos vegetais.

 

E os cuidados com a pele dos lábios, cotovelos, joelhos, mãos e pés devem ter uma atenção ainda mais especial, pois são locais mais suscetíveis ao ressecamento

 

4 - Use o inverno a favor de sua pele

 

Apesar do inverno ser rigoroso com a nossa pele, também é a melhor época para fazermos procedimentos estéticos, como tratamentos a laser para a remoção de manchas, peelings e outros tratamentos para a flacidez facial, depilação a laser, etc.

 

Isso porque, no inverno, não nos expomos tanto ao sol, cujos raios podem causar irritações e manchas logo após esses procedimentos. Assim sendo, você pode aproveitar o inverno para tratar a sua pele e poder exibi-la perfeita quando as estações mais quentes chegarem!

 

5 - Beba muito líquido

 

A hidratação de dentro para fora também é primordial, sobretudo no inverno. E isso não é só uma questão de cuidados com a pele, mas com o nosso organismo todo. Afinal, nossos tecidos precisam estar bem hidratados para suportar o frio, a baixa umidade do ar e as doenças típicas desta estação.

 

Então, beba muita água, mesmo que não sinta tanta sede no inverno. Aliás, uma dica é tomar chás quentes nos dias muito frios em que fica mais difícil ingerir líquidos gelados.

Assim, seu organismo todo ficará bem hidratado, você ficará mais saudável e sua pele irá refletir isso, ficando mais bonita e viçosa.

 

6 -  Alimente-se corretamente

 

Um dos principais cuidados com a pele e também com o restante do nosso corpo, é ter uma alimentação saudável. E isso merece ainda mais atenção no inverno. Afinal, nessa estação costumamos ingerir alimentos mais calóricos e gordurosos, como queijos, sopas, além de ser uma época do ano propícia para uma taça de vinho ou outro drink alcoólico para se aquecer.

 

Claro, que nada impede que façamos isso de vez em quando para desfrutar do friozinho! Porém, é importante não exagerar e seguir uma dieta saudável, rica em fibras, proteínas e minerais para que nosso organismo receba os nutrientes que precisa para se manter saudável no inverno.

 

Sem contar que o excesso de gordura, açúcar e álcool faz com que nossa pele fique mais propensa a desenvolver acne, manchas e outros problemas dermatológicos. Então, cuidar da sua alimentação também é um dos cuidados com a pele dos quais você não deve se descuidar durante o inverno.

 

7 - Não se esqueça do filtro solar

 

Mesmo que usemos mais roupas e não fiquemos tanto sob a exposição do sol durante o inverno, nunca devemos deixar de usar o protetor solar. Afinal, os raios UVA e UVB continuam sendo perigosos mesmo no frio.

 

Uma dica importante, é usar filtro solar com cor, pois ele oferece proteção não só contra os raios UV como também contra os efeitos nocivos da luz visível para a pele.

 

Isso porque essa luz visível, presente nos celulares, TVs, etc, costumam causar manchas na pele a longo prazo.

 

E aí, gostou de aprender esses sete cuidados com a pele essenciais durante o inverno? Então coloque essas dicas em prática e fique com a pele maravilhosa o ano todo!

Comentários (0)