Tocantins Cena a Cena: imortalizando o teatro tocantinense

Art´Sacra , durante apresentação da peça “Paixão de Cristo
Descrição: Art´Sacra , durante apresentação da peça “Paixão de Cristo Crédito: Arquivo

Um panorama do teatro no Brasil, com registros desde a década de 80 até os dias atuais, traçando um paralelo com a realidade da falta de registros históricos sobre o fazer teatral no Tocantins, é a proposta do Documentário “Tocantins Cena a Cena”, um documentário produzido pela produtora audiovisual Spatium e Instituto Social do Tocantins - ISTO, realizado através de apoio da Lei Aldir Blanc,  EDITAL Nº 3/2020/GABPRES/ADETUC.

 

O documentário trata da História do Teatro Tocantinense e suas situações atuais, através da perspectiva de doze grupos teatrais entrevistados, nas suas respectivas cidades de Gurupi, Araguaína e Palmas, com o intuito de entender o fluxo da cadeia teatral tocantinense, levando em consideração os históricos dos grupos de teatro e a importância dessa arte para nosso estado.

 

Esta produção é dirigida para o público em geral, com registros de audiovisual livres de classificação, e poderá ser utilizada por pesquisadores, estudantes, artistas, amantes do teatro e da cultura popular, além de beneficiar direta e indiretamente a comunidade artística. O acervo tem como proposta resgatar registros preservados por diversos artistas, reavivando a memória dos grupos culturais atuantes no decorrer dos anos, por meio de material coletado como documentos, fotografias e audiovisual.

 

“A proposta desta produção é reviver os bons momentos do teatro tocantinense, sem olvidar de todos os desafios, lutas e conquistas que compõem a nossa história e trajetória artística; toda esta vivência faz parte de uma evolução que preparou o caminho para as novas gerações”, comentou Nival Correia, diretor do projeto.

 

Neste trabalho, o público terá mais detalhes das tradicionais companhias teatrais do Tocantins, como a agremiação Art´ Sacra, responsáveis por um dos maiores e consagradas obras teatrais do Estado, “Paixão de Cristo”, que todos os anos mobiliza muitos artistas e multidão de espectadores para as suas apresentações.   

 

GRUPOS DE TEATRO ENTREVISTADOS E SUAS RESPECTIVAS CIDADES

 

Araguaína: Grupo Ciganu’s; Grupo Art Palco;

 

Gurupi: Gatos Pingados Dança-teatro; Grupo de Teatro Manga Verde; Téspis cia de Municipal de Teatro de Gurupi; Multifaces Agência de Teatro; Toc Cênico: Grupo de Teatro da UnirG; Toquinho Cênico; Companhia de Teatro Baú da Tia Diva; Grupo Motirõ de Teatro; Os Feios Cia de teatro; Grupo Guetu; Sorria Meu Bem; Guruimpro;

 

Miracema: Grupo Gente de Teatro

 

Palmas: Cia. Raízes de Teatro; Cia. de Teatro Chama viva; Teatro Livre de Palmas; CIMA Produções ; A Barraca Cia de Artes; Cia. Cenaberta; Cia de Teatro UMPONTODOIS; Grupo Artefato; Cia. Filhos de Assis; Cia. Art’Sacra; DSTesudos.

 

Paraíso: GRAMTE GRULHÕES & GRINFAS = GRAMTEGO – Grupo Amante do Teatro Goiano; Grupo Teatral JAC – Juventude Autêntica Cristã; GRITTO – Grupo Independente de Teatro do Tocantins;

 

Porto Nacional: Grupo de Teatro Renascimento; Cia. de Teatro Chama Viva; Gruconto.

 

Créditos:

 

Realização: Instituto Social do Tocantins;
Produção: Spatium audiovisual;
Direção
: Nival Correia;
Assistência de Produção: Maria Clara;
Fotografia: Elton Abreu ;
Edição e Montagem: Elton Abreu:;
Jornalista: Frazão Araujo;
Assessoria de Comunicação: Mayse Cristhina;
Pesquisa: Laís Sousa.

Comentários (0)