Tocantins sediará seminário internacional

...

O Tocantins conquistou a indicação para sediar no próximo ano o Seminário Internacional  "Crise civilizacional: Distintos Olhares", e o fará em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) e Instituto Internacional de Pesquisa Política de Civilização, França.

A articulação para trazer o evento à Palmas, uma vez que sua realização estava pré-agendada para Brasília, foi do secretário de Cidadania e Justiça Télio Leão Ayres, em recente em visita oficial à Unesco na França, acompanhado da diretora de Web da Secom Adrienne Rodriguez, apresentando trabalho tocantinense sobre os quilombolas. Em Paris, Ayres se reuniu com o Sr. Marco Antônio Dias da Universidade das Nações Unidas.

O secretário de Cidadania e Justiça participou da versão francesa do evento, intitulado VII Universidade Européia Internacional de Verão – Além do Desenvolvimento II "Governabilidade mundial e um novo ideal de civilização: emergência de uma nova visão". De lá, Ayres falou por telefone com o governador, consultando-o sobre a possibilidade de que o Tocantins -  portal da Amzônia -  sediasse o seminário internacional. Com o sinal verde de Marcelo Miranda, o secretário garantiu o que será o primeiro evento internacional deste porte a ser realizado no estado.

A realização do seminário internacional que vai debater a atual crise ambinetal está prevista para os dias 22 a 25 de junho de 2009, em Palmas, Tocantins.  O objetivo principal  deste evento é contribuir para a compreensão e enfrentamento da complexidade das causas da crise global na área do meio ambiente, viabilizando o diálogo entre os países.

Foto: representantes do Brasil, os tocantinenses Hamilton Pereira, Télio Leão Ayres, Adrienne Rodriguez, senador Cristovão Buarque, senadora Marina Silva e seu assessor parlementar, Elimar Pinheiro - Diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UNB e os organizadores do evento Sr.Edgar Morin, diretor de pesquisa emérito, Centro Nacional de Pesquisa Cientifica (CNRS). Presidente do Instituto  Internacional de Pesquisa Política de Civilização- França e Alfredo Pena-Vega Ecole dès Hautes Etudes em Sciences  Sociales"(EHESS-CNRS), Diretor IIRPC, França

Comentários (0)