Trabalho apresentado por professora de Medicina do ITPAC Palmas é premiado

A professora Nadine Cunha Costa recebeu o prêmio na categoria Iniciação científica e pesquisa em estratégias ativas para a aprendizagem

Crédito: Divulgação/ITPAC Palmas

Nos dias 08, 09 e 10 de abril, realizou-se o VII Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil, que buscou socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) consorciadas.

 

O evento ocorreu totalmente na modalidade on-line (pelo Zoom e pelo Canal do YouTube), de forma síncrona, tanto das apresentações orais, quanto cases e workshops, cujos temas foram definidos ainda em 2020, além da disponibilização dos vídeos através da plataforma Canvas.

 

Para a definição dos temas, que foi a primeira etapa da seleção, realizou-se a submissão do resumo expandido, depois um vídeo de apresentação do trabalho e no dia do Fórum foi realizada a apresentação oral, em uma sala, através da plataforma Zoom.

 

Durante o Fórum, foram premiados 11 (onze) trabalhos, de um total de 200 (duzentos) apresentados nos 3 dias de evento. Dentre os trabalhos premiados, o trabalho com o tema, “Aumento da produção científica por estudantes de Medicina durante modo REAR: Relato de Experiência”, da professora Nadine Cunha Costa, do ITPAC/Palmas - Grupo Afya, foi o premiado na categoria Iniciação científica e pesquisa em estratégias ativas para a aprendizagem.

 

Para a Nadine, professora das disciplinas de Farmacologia e Fitoterapia no curso de Medicina, “participar do evento foi uma oportunidade de compartilhar e aprender junto aos demais colegas sobre esse novo olhar que o processo de ensino aprendizagem vive nas suas mais variáveis formas e a premiação é um resultado do esforço dos alunos, que apesar desse momento, estão aprendendo a construir novas oportunidades. Os meus alunos foram meus maiores incentivadores. Me sinto honrada por esse momento, gratidão”.

 

Sobre o STHEM


O Consórcio STHEM Brasil, que é uma Rede, nasceu em 2013 por meio da iniciativa de 11 IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena (SP), com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através das metodologias ativas.


O sucesso do Consórcio STHEM Brasil passa pela parceria com o Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – LASPAU, afiliado à Universidade de Harvard, que tem se dedicado à missão de fortalecer o ensino superior no Hemisfério Ocidental desde sua fundação em 1964. Mais de 20.000 estudantes, pesquisadores, alunos e estudiosos e profissionais das Américas têm participado em programas desenhados ou administrados por LASPAU.

Comentários (0)