Tradicional desfile dos bonecos gigantes de Taquaruçu acontece neste domingo

O desfile dos bonecos gigantes de Taquaruçu será neste domingo, 6, vai partir da aldeia TabokaGrande em direção à praça Joaquim Maracaípe, no centro da comunidade. O desfile terá a presença dos artistas Genésio Tocantins e Braguinha Barroso que irão ...

O desfile dos bonecos gigantes vai partir da aldeia TabokaGrande neste domingo, 5, e seguir pelas ruas de Taquaruçu em direção a praça Joaquim Maracaípe. Os artistas tocantinenses Genésio Tocantins e Braguinha Barroso vão se juntar a banda TabokaGrande para fazer um somatório das músicas culturais da região e embalar a festa. O desfile é marcado pela apresentação dos bonecos que simbolizam a natureza e os traços populares da região.

Um dos bonecos mais conhecidos é a cobra Buiúna, que tem a imagem de uma cobra gigante e simboliza a força feminina. Outros artistas também participarão da festa como Jorge Menares, Nacha Moretto, Leonel Menares, Divino Cachorrão, Zé lourinho e Luiz Amarelim.

Cada boneco que é apresentado no ritual do encontro representa as forças da natureza e das pessoas como valores simbólicos da região. Todos os anos a manifestação é feita em cima de um enredo, que em 2011 será a cantiga “Estrada do Salvador”, que é uma proposta de vida longa e felicidade, como melhor guia para os caminhos da vida.

Taquaruçu tem muitas tradições e manifestações culturais, além do desfile dos bonecos gigantes ainda existe o capoeboicongo, o tambor de galo, o forró manganês e a dança do galo, entre muitas outras atividades. A programação para o fim de semana começa neste domingo e vai até a quarta-feira de cinzas no dia 9.

Confira a programação:

Domingo - dia 6 de março:

-Ritual do Encontro
-14 às 16h - Conheça os bonecos gigantes na Estrada do Salvador na Aldeia TabokaGrande
-16 às 18 horas - Caminhada na estrada do salvador para ver o Galos
-18 horas - Ritual do encontro dos bonecos na Aldeia TabokaGrande
-19 Horas - Roda dos Tambores com a Banda TabokaGrand na Aldeia TabokaGrande
Participação especial de: Jorge Menares Nacha Moretto, Leonel Menares, Divino Cachorrão, Zé lourinho e Luiz Amarelim

Segunda Feira - 07 de Março

18 horas - Na Aldeia TabokaGrande após a Roda dos Tambores, é servido (somente para convidados) a tradicional Feijoada TabokaGrande

Terça Feira - dia 08 de Março

18 horas - Ritual da Dança do Galos na Roda dos Tambores na Aldeia TabokaGrande

Quarta feira - dia 09 de Março

10 horas - Visita a casa de uma moradora

Encerramento das atividades com a Roda dos Tambores na casa de dona Teresinha na entrada de Taquaruçu e abertura da Temporada dos mitos.

Comentários (0)