Uma semana na Paulista

...

Caros leitores!

Estou de férias do calor de Palmas por uma semana. Só para espairecer um pouco, e acompanhar de perto os últimos lances do duelo que acontecerá nas urnas dia 26, na maior cidade do Brasil. Aqui, a disputa entre Marta Suplicy do PT, e Kassab, do DEM dá um show a parte e grandes aulas de marketing político. Eu gosto!

É interessante observar as diferenças regionais na linguagem utilizada para falar com o eleitor. E lógico: o nível do debate é outro. Algumas lições se aproveitam para entender um pouco do que aconteceu, e do que poderia ter acontecido nas eleições em Palmas se o marketing fosse outro.

Marketing político é diferente de marketing eleitoral. Um bom programa de TV não é tudo, mas ajuda muito e principalmente: o tom da campanha é decisivo.De tudo que venho observando aqui, a conclusão que mais me intriga na cidade que viu nascer a estrela de Lula e do PT, é que o apoio do presidente não é tudo, nem é decisivo. Vejam as notas do Café On Line.

Mas toda campanha que se preza tem denúncia, tem ataques, e tem correções de rumo. Como disse um grande marketeiro que conheci no Cenape em Brasília: "Ganha a eleição quem erra menos". Isso inclui o discurso, o posicionamento da campanha, o tratamento do adversário.

Por hora, dona Marta (do inesquecível "relaxa e goza") vai amargando seu erro mais recente.Quis insinuar numa peça publicitária -  retirada do ar em dois dias - que seu adversário não seria heterossexual. Perguntou se era casado e se tinha filhos. Justo ela, que vive em cima de trio elétrica na paradaGay. Pegou muito mal. E Kassab saiu por cima.

Enfim, por aqui está fresco de dia, e faz um friozinho maravilhoso de noite. Uma rápida atualizada e bons contatos que serão suficientes para virar a página das eleições de Palmas e começar de novo animadíssima na segunda-feira.

Até lá, este artigo fica postado aqui. Acompanhem as notícias e a agenda cultural com Maria José Cotrim, que serão atualizadas diariamente. Beijo e até a volta!

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)