Veja a importância de aprender falar outros idiomas

Crédito: Reprodução

Apesar de apenas uma pequena parcela da população, cerca de 5%, falar outros idiomas no Brasil, a busca por aprender línguas tem aumentado em nosso país, segundo pesquisas. E isso é um bom sinal, pois, estudos apontam que quem sabe falar outros idiomas tem uma faixa salarial até 61% maior.

 

Sendo assim, incentivar o aprendizado de novos idiomas desde cedo é essencial para impulsionar o desenvolvimento pessoal, profissional e social das novas gerações e da sociedade como um todo.

 

Desse modo, hoje vamos mostrar tudo sobre qual a importância de se falar outros idiomas e quais as melhores formas de aprender, para que você possa buscar a melhor opção tanto para você quanto para seus filhos.

 

Afinal, para conquistar o sucesso que queremos para o futuro, precisamos investir no presente.

 

Qual a importância de falar outros idiomas?

 

Aprender a falar outros idiomas vai muito além de buscar um salário melhor, apesar disso ser uma realidade, como vimos. Afinal de contas, com a globalização trazida pela internet, em especial pelas redes sociais, a população mundial está cada vez mais próxima e interativa.

 

Assim sendo, saber outras línguas também é uma forma de se inserir melhor nessa nova sociedade e aumentar o sentimento de pertença, além de expandir substancialmente a nossa rede de interação e comunicação social.

 

Quando fazemos uma viagem internacional, também, saber falar o idioma local aumenta muito a qualidade da experiência que temos nessa viagem e isso faz toda a diferença.

 

Sem contar que enquanto aprendemos a falar outros idiomas, estimulamos outras áreas do aprendizado e começamos a fixar melhor outros conteúdos, como veremos a seguir.

 

Benefícios de aprender outros idiomas

 

Segundo pesquisadores, neurologistas e linguistas, aprender uma nova língua:

- Aumenta a massa cerebral, ou seja, deixa o órgão maior, principalmente o hipocampo e o córtex cerebral;

- Melhora a memória de curto e longo prazo;

- Aumenta o foco e diminui a distração;

- Traz mais sensibilidade sensorial e deixa o indivíduo mais consciente do ambiente ao seu redor;

- Faz com que as ligações entre os neurônios sejam mais rápidas e as respostas cognitivas, por consequência, também fiquem mais ágeis.

E isso é apenas parte dos benefícios que aprender outros idiomas traz para a saúde do cérebro e para a inteligência.

 

Qual a melhor idade para começar a aprender falar outros idiomas?

 

Aprender, de um modo geral, é algo constante em nossa vida. Afinal, começamos a aprender assim que chegamos a esse mundo e só encerramos esse aprendizado quando partimos dele.

 

Dessa forma, aprender outros idiomas é algo que podemos fazer em qualquer fase. No entanto, quanto mais cedo começamos, melhores são os resultados.

 

Aliás, um estudo do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos, divulgou um estudo, em 2018, que apontou que começar a aprender novas línguas entre os 10 e os 18 anos faz com que o cérebro fixe o aprendizado mais eficaz e rapidamente.

 

Porém, se você já passou dessa idade, não se preocupe! Afinal, outras pesquisas indicaram que aprender um novo idioma não só é perfeitamente possível em qualquer idade, como também tem uma estreita relação com a prevenção de doenças cognitivas, como o mal de Alzheimer.

 

Qual a melhor maneira de aprender a falar outros idiomas?

 

Com os frequentes avanços tecnológicos, o modo de estudar também evoluiu bastante nos últimos tempos. E isso inclui o ensino de línguas.

 

Então, são muitas as maneiras modernas que existem para ensinar a falar outros idiomas, como aplicativos, plataformas de aula online, dentre outras.

 

E dentro dessas ferramentas, são disponibilizados muitos recursos para ajudar o aluno a assimilar o conteúdo mais facilmente, além de tornar o processo de aprendizado menos cansativo e mais prazeroso.

 

Para quem está começando, o desafio pode ser um pouco maior. Porém, com perseverança e empenho, aprender a falar outros idiomas pode ser uma realidade em pouco tempo.

 

Assim, existem algumas formas que são mais eficientes de fazer o aluno novo compreender o conteúdo e começar a pensar em outro idioma, que é o segredo para o sucesso em se tornar bilíngue.

 

E para se chegar a isso, a seguir vamos te mostrar as melhores formas de aprender línguas para iniciantes.

 

Músicas

 

Aprender com música é algo comprovadamente eficaz, pois o ritmo ajuda o cérebro a absorver e fixar o aprendizado de uma forma definitiva. Desse modo, não é à toa que muitas plataformas oferecem recursos para que você aprenda línguas com shows, clipes e outros tipos de conteúdos musicais.

 

Com isso, além de aprender mais rápido, você ainda se diverte no processo!

 

Filmes e séries

 

Outra excelente ferramenta para ensinar o aluno a falar outros idiomas são os filmes e as séries. Afinal, hoje em dia é raro quem não seja assinante de alguma plataforma de streaming e passe boa parte do seu tempo livre nesses ambientes virtuais.

 

De olho nesta oportunidade, algumas plataformas e sites de ensino de idiomas disponibilizam recursos muito interessantes para que seu usuário aprenda francês com séries e filmes, por exemplo, além de inglês, espanhol e várias outras línguas.

 

Inclusive, nesses espaços virtuais de ensino, o aluno pode clicar sobre qualquer palavra para saber em tempo real qual a grafia correta. Além disso, ver os atores nativos falando o idioma ajuda muito a aprender de forma que a pronúncia seja o mais perfeita possível.

 

Conversação

 

Outra maneira bastante eficiente de aprender a falar outros idiomas é a tradicional conversação. Então, depois de ouvir as músicas e assistir aos filmes e séries das plataformas de ensino de línguas, você pode interagir falando em outro idioma com outros alunos e melhorar a pronúncia.

 

Afinal, como já vimos, o mundo tem se tornado muito pequeno quando se trata de interação social e saber falar com pessoas de todas as partes dele é algo que faz a nossa existência enquanto humanos ser melhor aproveitada.

 

Assim, quando nos empenhamos para aprender a linguagem de outras nações, melhoramos a nós mesmos como pessoas e contribuímos para a evolução da nossa espécie de um modo geral.

Comentários (0)