Claudia apresenta PL para instituir mês de conscientização e combate aos incêndios

O projeto requer a criação do Agosto Cinza para passar a integrar o calendário de eventos do Estado por meio de ações nas áreas da Educação, Meio Ambiente e Saúde, em conjunto com as entidades afins

Deputada Claudia Lelis (PV).
Descrição: Deputada Claudia Lelis (PV). Crédito: Divulgação/Ascom da parlamentar

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) apresentou nesta terça-feira, 8, em regime de urgência, projeto de lei que institui o Agosto Cinza, mês estadual de conscientização do cidadão no combate aos incêndios e queimadas no Tocantins. De acordo com a PL, o Agosto Cinza passará a integrar o calendário oficial de eventos do Estado por meio de ações nas áreas da Educação, Meio Ambiente e Saúde, em conjunto com as entidades afins, públicas ou privadas. 

 

O projeto requer também campanhas de conscientização, prevenção e combate aos incêndios e queimadas, nas zonas urbanas e rurais do Estado. 

 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2020 o Tocantins chegou a alcançar o quinto lugar no ranking de queimadas do país, com 8.601 focos. 

 

“O mês de agosto é considerado o mais crítico do ano quando o assunto é queimada e os bombeiros recebem dezenas de chamados por dia para combate ao fogo. Esse período também é caracterizado pela baixa umidade do ar, altas temperaturas e aumento nos ventos, fatores que favorecem a ocorrência de focos de incêndio. Por isso a importância da instituição do Agosto Cinza, para intensificação das ações de conscientização da população”, reforçou a deputada Claudia Lelis.

Comentários (0)