Deputada Professora Dorinha é aprovada para a turma de Líderes Raps 2020

A RAPS é uma organização pioneira na política brasileira, fundada em maio de 2012, cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade da democracia brasileira

Crédito: Cleia Viana - Câmara dos Deputados

Aprovada no 8º processo seletivo da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), a deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO) agora faz parte da turma de líderes da instituição. A RAPS é uma organização pioneira na política brasileira, fundada em maio de 2012, cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade da democracia brasileira. Ela trabalha na formação, apoio, conexão e desenvolvimento de lideranças políticas e é apartidária. 

 

Nas eleições de 2018, a Raps elegeu 16 deputados federais; 16 deputados estaduais; 3 senadores e 2 governadores. Ao todo, as lideranças RAPS receberam mais de 26 milhões de votos em todo o país. Entre as lideranças femininas capacitadas pela rede estão, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), as deputadas federais Leandre (PV-PR) e Tábata Amaral (PDT-SP). 

Nomes como o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB-ES), então na lista. Entre os senadores, podemos mencionar Randolfe (REDE-AP) e Rodrigo Cunha (PSDB-AL).

 

Já os deputados federais capacitados pela Raps podemos listar Alessandro Molon (PSB-RJ), Arnaldo Jardim (PPS-SP), Eduardo Costa (PTB-PA), Francisco Jr. (PSD-GO), Franco Cartafina (PHS-MG), João Campos (PSB-PE), Marcelo Calero (PPS-RJ), Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), Professor Luiz Flávio Gomes (PSDB-SP), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Rodrigo Coelho (PSB-SC), Tadeu Alencar (PSB-PE), Tiago Mitraud (Novo-MG) e Vinicius Poit (Novo-SP).

 

“Fiquei muito feliz com essa aprovação. A Raps é uma rede que está tendo uma boa performance na capacitação de lideranças e acredito que é fundamental investir na qualidade dos representantes da sociedade brasileira”, comemorou.

 

Para a turma de lideranças de 2020, foram feitas 7.030 inscrições. Os interessados foram pessoas de todos os estados brasileiros e de 31 partidos políticos diferentes.

 

O grupo de 2019 terá 99 lideranças, de 21 partidos políticos e 25 unidades da federação, com distintas trajetórias e experiências, ligadas pelo desejo comum de construir um país mais justo, com mais oportunidades, melhor qualidade de vida para todos e com respeito aos recursos naturais.

 

Dentre essas, 78% pretende se candidatar às eleições de 2020 e 48% já se encontra no exercício de mandatos eletivos nas esferas municipal, estadual ou federal.

 

Atividades

 

A RAPS já capacitou mais de 800 pessoas por meio de três programas principais: Líderes RAPS, Jovens RAPS, Empreendedores Cívicos e Líderes Públicos.

 

Os temas abordados nos cursos e palestras da rede são sistema político brasileiro; sistema eleitoral; sistema partidário; construção da identidade pública; relacionamento com a imprensa; orientação para captação de recursos; orientação jurídica; comunicação digital; resiliência e adaptação; sustentabilidade como elemento da agenda política; exemplos práticos de campanhas eleitorais transparentes e de baixo custo; transparência e participação dos cidadãos nos processos decisórios.

 

O primeiro encontro dos selecionados para a turma de lideranças de 2020 deve acontecer nos próximos meses.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)