Elenil solicita escola estadual para atender setores mais afastados de Araguaína

Segundo o parlamentar, a construção da unidade é uma reivindicação antiga dos moradores e vai beneficiar as famílias deste e de outros dois conjuntos habitacionais da cidade.

Elenil da Penha (MDB)
Descrição: Elenil da Penha (MDB) Crédito: Ascom do Parlamentar

Está em tramitação e deve ser votado, nas próximas sessões da Assembleia, um requerimento, de autoria do deputado estadual Elenil da Penha (MDB), que solicita, da Secretaria de Educação, Juventude e Lazer (Seduc), a implantação de uma escola estadual no setor Costa Esmeralda, em Araguaína. Segundo o parlamentar, a construção da unidade é uma reivindicação antiga dos moradores e vai beneficiar as famílias deste e de outros dois conjuntos habitacionais da cidade: o Construindo Sonhos e o Primavera Norte.



“A instalação de um colégio que ofereça Ensino Médio e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) vem ao encontro dos anseios de mais de 2,7 mil famílias araguainenses. Só o Costa Esmeralda conta com 1.788 casas, o Construindo Sonhos, 416, e o Primavera Norte, que ainda vai ser entregue, 500. Apesar de abranger um universo de cerca de 10 mil pessoas, a região, afastada do centro, não conta com nenhuma escola estadual, o que obriga os estudantes que concluíram o fundamental na Escola Municipal Luiz Gonzaga a terem que se deslocar até bairros distantes para darem sequência aos estudos”, argumentou Elenil.



O deputado afirma que o governo do Tocantins precisa ter uma atenção especial para as famílias destes setores, uma vez que a maioria delas é formada por pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Eu conheço bem a realidade destes moradores, pois era secretário de Habitação do município quando o Costa foi inaugurado. Há casas no setor em que uma mãe sozinha tem que dar conta de criar 12 filhos. Não são estas pessoas com quem devemos nos preocupar? Não são elas que estão precisando do apoio e da presença do poder público?”, questionou o parlamentar.



Confiante na aprovação do requerimento e no atendimento do pleito pela Seduc, Elenil lembrou que mantém, em parceria com o vereador Edimar Leandro (MDB), no Costa Esmeralda, desde 2015, o projeto Libertando Vidas com Esporte, uma ação social que beneficia centenas de crianças e adolescentes do setor com aulas gratuitas de karatê, jiu-jítsu e dança. “É disso que estas pessoas precisam. De políticas públicas que as contemplem em suas necessidades. De iniciativas que possibilitem a jovens e adultos oportunidade de crescimento. Por fim, do olhar sensível do poder público, que enxerga os anseios da comunidade e busca atendê-los”, concluiu o deputado.  
 

Comentários (0)