Presidente da AL fala sobre as perspectivas para 2020 e sobre futuro político

Dentre os temas abordados destaque para a preocupação com a reforma da previdência estadual.

Crédito: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade (PTB), concedeu nesta semana uma entrevista coletiva para 15 veículos de comunicação do Estado que fazem parte da Associação de Proprietários de Veículos do Tocantins.

 

Reforma da Previdência Estadual

 

Dentre os temas abordados destaque para a preocupação com a reforma da previdência estadual. Antonio Andrade esclareceu que os Estados têm um prazo até junho deste ano, para se adequar a reforma da previdência e por isso a matéria tem deve ser enviada pelo governo em breve. “Tenho conversado com secretários, queremos ouvir as categorias e os funcionários. É necessário se fazer está reforma, mas não vamos fazer nada a toque de caixa a matéria exige debate, explicou Andrade.

 

Andamento da Casa em ano eleitoral

 

Sobre o andamento da Casa em ano eleitoral, o presidente ressaltou que logo após o carnaval pretende se reunir com os deputados para tratar deste assunto. “Eu acredito que vamos conciliar as demandas eleitorais com a do parlamento. As eleições municipais são muito importantes, pois são um espelho para as eleições estaduais, mas o trabalho do legislativo não pode parar”.

 

Proximidade com o povo e ampliação da TV AL

 

O presidente ainda respondeu sobre como pretende aproximar o parlamento dos cidadãos. “Esta sempre foi uma preocupação minha e temos feito isso por meio das ações da Escola do Legislativo. Este ano de 2020 queremos ampliar o sinal da TV assembleia e alcançar assim cerca de 800 mil pessoas, mas estou aberto a sugestões caso vocês tenham”, pontou Andrade.

 

Antonio Andrade ainda explicou que ampliação do sinal depende de uma parceria com a TV Senado.

 

Redução de ICMS dos combustíveis

 

Sobre o desafio de zerar o ICMS dos combustíveis, disse ser a favor, desde que haja compensação, pois arrecadação do tributo, neste caso, corresponde a 40% do imposto arrecadado no Estado.

 

Representatividade

 

Os jornalistas apontaram a situação de regiões como a sul e sudeste do Estado que não possuem deputados eleitos e portando, segundo eles, não teriam uma representatividade efetiva. Andrade ressaltou que as regiões que não elegeram deputados, não estão sem representatividade e se dispôs a ser a voz destas regiões, colocando-se à disposição desta população e de suas demandas.

 

Saúde

 

Sobre as demandas da saúde, Antonio Andrade disse que o parlamento deve seguir trabalhando junto com o governo na busca de soluções para área da saúde. Como o projeto Ópera Tocantins que destinou emendas para cirurgias eletivas que deve se repetir em 2020. Além do percentual de 25% das emendas que já vão para este segmento.

 

O apoio para conclusão do Hospital de Amor vai se repetir este ano, o presidente deve destinar novamente emendas para o projeto por considerar de fundamental importância a obra para os tocantinenses. O deputado ainda destacou que este ano pretende priorizar suas emendas para as áreas da saúde e segurança pública.

 

Futuro político

 

O profissionais de comunicação quiseram saber sobre as pretensões políticas do presidente da AL, “o futuro a Deus pertence, mas as eleições municipais vão ser importantes, como já disse, para definir muitas das decisões futuras, meu foco agora é a presidência da Casa, quero terminar meu mandato com a sensação de dever cumprido”, finalizou Antonio Andrade.

Comentários (0)