Blog da Tum

Cinthia com Doria em SP: na pauta, plano de vacinação para Palmas com Coronavac

Em São Paulo, Cinthia Ribeiro tem audiência com João Dória com interesse de garantir um plano de imunização para Palmas com a Coronavac...

Crédito: Luís Blanco/Governo de SP

A prefeita Cinthia Ribeiro está neste momento (entre 17hs e 18hs) da tarde desta quinta-feira, 7, em audiência com o governador de São Paulo, João Doria, seu colega de partido (o PSDB), para buscar informações sobre o plano de vacinação que será iniciado em São Paulo no próximo dia 25 deste mês. Segundo a assessoria da prefeita, após a publicação deste artigo, Palmas já foi colocada na rota da vacina, embora ainda não seja possível precisar quantas doses o município comprará.

 

"Cinthia Ribeiro, obteve do governador de São Paulo, João Dória, o compromisso de disponibilizar doses da vacina Coronavac suficientes para imunizar os profissionais de Saúde da Capital tocantinense, em audiência ocorrida na tarde desta quinta-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital paulista. O resultado final da pesquisa desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica Sinovac Life Science para a produção de vacina contra a Covid-19 foi apresentado nesta quinta-feira por João Dória e pela equipe do instituto de pesquisa", confirmou a assessoria.

 

A audiência acontece logo após a coletiva de imprensa ocorrida mais cedo nesta mesma quinta-feira, 7, em que o governador anunciou os avanços dos testes da Coronavac, vacina contra a Covid-19, fabricada pelo Instituto Butantan.

 

Por telefone ao Blog da Tum, a prefeita confirmou que pensa em buscar organizar um plano de vacinação para Palmas, diante da falta de perspectiva de data do governo federal em disponibilizar a vacina. “Não quero ser mal interpretada, apenas desejo que a população de Palmas que necessita da vacina a receba no menor tempo possível. Vamos buscar alternativas sim”, disse ela. A prefeita foi acompanhada pela secretaria de Saúde do Município, Valéria Paranaguá e pela secretária Mila Jaber.

 

A prefeita informou ainda que soube pelo senador Eduardo Gomes (MDB), que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deve anunciar na próxima semana o plano nacional de vacinação.

 

“Enquanto aguardamos, não podemos ficar parados. Busco informações para garantir a imunização da capital o quanto antes”, disse ela.

 

Em coletiva no final de dezembro, o governador Mauro Carlesse afirmou ter expectativa de que até o final de janeiro o Tocantins receba as vacinas do Governo Federal para iniciar a imunização em fevereiro, mas o Ministério da Saúde ainda não anunciou esta data.

 

“O Instituto Butantan iniciou ontem a produção da vacina Coronavac”, anunciou nesta quinta-feira, 7, o governador Doria. “O Butantan (...) para produzir na escala que a população necessita, o instituto vai produzir durante 24 horas, por sete dias na semana”, afirmou o governador, que autorizou a contratação de 120 técnicos para produção de 1 milhão de doses/dia.

 

Doze estados formalizaram intenção de compra e mais de 900 municípios de todo País também declararam interesse na compra das vacinas.

Comentários (0)