Blog da Tum

No retorno das férias de julho, Bahia e Pará na agenda geopolítica

O governador Mauro Carlesse tem pela frente dois desafios na tarefa de estabelecer a agenda geopolítica com os estados vizinhos...

Governador Mauro Carlesse.
Descrição: Governador Mauro Carlesse. Crédito: Ezequias Araujo

O governador Mauro Carlesse faz viagem à São Paulo nesta semana e deu férias para alguns dos auxiliares mais diretos neste final de julho. É o caso do secretário de Governo, Divino Allan Siqueira, que tirou uma semana para ficar em casa, no Jalapão. Ou do secretário de Comunicação, Élcio Mendes, que tirou três semanas de descanso.

 

A semana que passou foi intensa, com a pauta de trabalho entre a equipe de Flávio Dino, representada pelos secretários das pastas de Infraestruturaa, Turismo, Saúde, do governo Maranhense. Do encontro, saiu um comitê permanente de trabalho que vai afunilar projetos de obras.

 

Na volta das férias de Julho, o governador tem pela frente duas missões na tarefa de estabelecer a agenda geopolítica com os estados vizinhos, limítrofes com o Tocantins. O primeiro convite já foi feito ao governador da Bahia, Rui Costa. O Tocantins tem com a Bahia uma fronteira extremamente produtiva, no Sudeste do Estado, porém tem problemas históricos de delimitação destas divisas.

 

Esta demanda rendeu um trabalho encomendando pelo ex-governador Siqueira Campos ao Exército, que fez o levantamento. Segundo corre, as divisas apuradas dariam prejuízo ao Estado se fosse feita a modificação. Agora este e outros temas de interesse comum devem ser enfrentados na abertura de uma pauta comum aos dois estados.

 

O Pará – de onde tem vindo muitos pacientes de classe média e alta se tratarem de Covid-19 em Palmas, ocupando quartos de hotel e usando serviços de Home Care – é outro estado vizinho com interesses comuns com o nosso. Um levantamento das pautas que interessam aos dois, obras de integração e serviços de suporte, deve ser definido nas próximas semanas.

Comentários (0)