Ministro diz que vacinas da Janssen devem chegar amanhã: Palmas espera 21 mil doses

Segundo Queiroga, as vacinas serão distribuídas para as capitais por conta da logística e têm validade até o dia 27 de junho, que poderá ser estendido até de agosto caso seja prorrogado pela Anvisa

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em coletiva com a imprensa no último sábado, 12, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que as doses da vacina da Janssen devem chegar nesta terça-feira, 15, no país.  Ainda conforme Queiroga, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, sigla em inglês) aprovou ainda no sábado o envio de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, da Johnson & Johnson, ao Brasil.

 

É aguardado para Palmas um lote com 21 mil doses, segundo informação da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), que também anunciou em sua conta no Twitter que a gestão da capital já possui um plano de vacinação para quando as doses chegarem. O público-alvo dessa vacina, conforme a gestora, serão pessoas entre 50 e 59 anos sem comorbidades.

 

Janssen pode ter validade estendida  

 

O prazo de validade da vacina aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de três meses. A agência reguladora brasileira analisa a possibilidade de ampliar para quatro meses e meio. A decisão de estender a validade foi aprovada pelo FDA na última quinta-feira (10). 

 

Segundo Queiroga, as vacinas serão distribuídas para as capitais por conta da logística e têm validade até o dia 27 de junho, que poderá ser estendido até o dia 8 de agosto caso seja prorrogado pela Anvisa.

 

“Assim temos mais agilidade em entregar essas doses à população brasileira”, explicou Queiroga. De acordo com ministro, o imunizante assegura 85% de segurança em casos severos de covid-19.

 

A vacina da Janssen é aplicada em dose única. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído aos estados em 48 horas, ou seja, a partir de quinta-feira (17). O ministro da Saúde informou ainda que houve um desconto de 25% no valor dos imunizantes e que o pagamento acontecerá apenas pelas doses, de fato, aplicadas.

 

Comentários (0)